Nova Friburgo completa 206 anos na quinta-feira, 17. Tradicionalmente, no município, acontece o Desfile-Cívico Militar para comemorar o marco. Dessa vez, o início, com o posicionamento das tropas do Sanatório Naval de Nova Friburgo e os músicos da Banda Sinfônica Campesina Friburguense se deu por volta das 8h.
Na sequência o Presidente da Câmara de Vereadores Max Bill (Avante), o Capitão de Fragata Henrique Wajnberg e o Prefeito Johnny Maycon (PL), hastearam as bandeiras de Nova Friburgo, do Estado do Rio de Janeiro e da República Federativa do Brasil, respectivamente.
A Secretaria Municipal de Educação desfilou junto de 10 escolas municipais, grêmios estudantis e conselhos de professores. Também houve a passagem de escolas da rede particular de ensino, mais à frente.
Associações filantrópicas de Nova Friburgo também tiveram seu espaço. A Associação Friburguense de Amigos e Pais do Educando (Afape) foi seguida pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, que desfilou com sua presidente Maria das Dores Pacheco, Dorinha e seu filho especial, Rafael. A Casa Madre Roselli foi vista com profissionais e alunas atendidas pela instituição no contraturno escolar.
O segmento da cultura se manifestou por meio da capoeira e do desfile do Ponto de Cultura de Olaria. Além do mais, os gradis que separavam o público do desfile estava com bastante público, que marcou presença até o final da solenidade.