TODOS OS BLOCOS DA ZONA PORTUÁRIA DO RIO: 1º FESTIVAL PORTO FOLIA CHEGA À PRAÇA MAUÁ

Evento marca a abertura oficial do Carnaval de rua da cidade com quinze blocos e show do grupo Pique Novo

A Zona Portuária do Rio recebe, no dia 1º de fevereiro, o 1º Festival Porto Folia: o maior festival de blocos da cidade. O evento vai reunir todos os blocos da região a partir das 15h marcando a abertura oficial do Carnaval de rua. E também receberá convidados, como o grupo Canto da Comanche, Elzo Belmonte e sua banda, Banda de Sopro da Harmonia, o intérprete Emerson Dias com a bateria da Zona Portuária, e a participação do grupo Pique Novo, encerrando com a escola de samba Vizinha Faladeira. O evento é organizado pela Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária do RJ, com apoio da Prefeitura do Rio. 

Às 15h acontece a abertura do evento. Presidentes dos blocos pertencentes à Liga subirão ao palco com crianças das comunidades levando os seus estandartes. Simbolizando o futuro do Carnaval de rua, portas-bandeiras mirins do projeto social de Mestre-Sala e Porta-Bandeira Dodô da Portela, que fica no Morro da Providência, se apresentarão. Em seguida, os quinze blocos da Zona Portuária começam a festa com muita animação, trazendo o melhor da folia e transformando a Praça Mauá em um grande encontro de foliões.

Barraquinhas de cada bloco serão montadas no local com a venda de comidas, bebidas, camisas e demais acessórios. Todo valor arrecadado ficará para cada bloco, que com isso, terá uma renda própria para desfilar pelas ruas dos bairros da Saúde, Santo Cristo e Gamboa até o dia 09 de março. Para o festival, todos os blocos utilizarão instrumentos novos, conquistados por meio do edital municipal.

Para a Presidente da Liga, Rosiete Marinho, esse evento vai transformar o Carnaval da região: “Ao longo dos anos vimos a oportunidade de trazer novas ideias, agregando a diversidade e o aquilombamento da história das nossas comunidades e da nossa Pequena África, que é o nosso berço e origem. A ideia surge do diretor fundador da Liga Portuária, Waldir Paim, que faz uma homenagem a nossa cultura e aos trabalhadores do Porto que fundaram os primeiros blocos da Zona Portuária”.

Atualmente são 15 blocos filiados à Liga: Independente do Morro do Pinto, Leão da Pedra, Foliões da Prainha, Fiquei Firme da Favela, Escorrega Mas Não Cai, Eles que Digam, Banda da Conceição, Regos Barros, Urubu Malandro, Coração das Meninas, Piranhas do BDS, Batuke de Ciata, Pinto Sarado, ARC e Só Cachaça. Desses, alguns são muito tradicionais no Carnaval da região, como o Fiquei Firme da Favela, fundado como escola de samba na década de 1930; e o Independente do Morro do Pinto, fundado na década de 1960.

O evento tem apoio das Zonas de Cultura da Prefeitura do Rio, FETAERJ, Secretaria de Cultura do Estado do RJ e cervejaria Brahma. O edital, que foi aprovado em 1º lugar e contará com estrutura de banheiros químicos e segurança pública, promete ser o primeiro de muitos outros que virão: “O nosso objetivo é todos os anos abrir o Carnaval do Porto Folia com esse grande festival e trazer cada vez mais o público para brincar na Zona Portuária, que tem desfiles maravilhosos com segurança e muita alegria”, destaca.

Serviço:

1º Festival Porto Folia

Data: 01/02/2025 (sábado)

Horário: a partir das 15h

Local: Praça Mauá

Entrada gratuita – Classificação Livre

Comments (0)
Add Comment