Show de árias de ópera e negro spirituals será interpretado por grupo de cantores internacionalmente conhecidos.
No final de semana de 10 e 11 de junho, o Theatro Municipal de Niterói recebe o show ‘The Black Roots Ensemble’, uma performance de árias de ópera e negro spirituals. Os artistas Luiz-Ottavio Faria, Marly Montoni, Jean William e Olga Bakali apresentarão um belo repertório de canções líricas.
O objetivo dos cantores é transmitir ao público um sentimento de alegria e satisfação através das músicas. Luiz-Ottavio, um dos perfomistas do show, conta que sempre teve em mente organizar um conjunto que se dedicasse a cantar o gênero negro spirituals e canções brasileiras similares. A apresentação mostra a forma que a música pode elevar e espalhar a cultura negra, destacando sua relevância entre os brasileiros.
As árias de ópera são conhecidas como o ponto alto das encenações e o grupo ‘Black Roots Ensemble’, composto por cantores experientes, traz uma seleção especial de árias que promete impressionar o público. O ‘negro spiritual’ é um gênero musical que surgiu nos anos da escravidão ganhando notoriedade a partir de 1860. Mais do que apenas um gênero, a múscia tinha função política na luta contra a escravidão. As canções transmitiam queixas, pedidos a Deus, esperanças de liberdade e de encontros na outra vida em melodias de tom manso e andamento lento e meditativo, que inspiram uma reflexão espiritual.
Luiz-Ottavio Faria
O baixo Luiz-Ottavio Faria, natural do Rio de Janeiro estudou música e canto lírico na prestigiosa ‘The Juilliard School of Music’, de Nova Iorque. Foi também aluno da ‘Escola de Música Villa-Lobos’, do ‘Conservatório Brasileiro de Música’ e da ‘Universidade do Rio de Janeiro’, além de frequentar o ‘American Institute of Music Studies’, AIMS, na Áustria. A estreia mundial de Luiz-Ottavio Faria aconteceu na ópera “Un Ballo in Maschera”, de Verdi, no papel de Tommaso.
Marly Montoni
Marly é soprano, bacharel em canto pela Universidade Cruzeiro do Sul, Pós- graduada em canto e expressão pelo Instituto Alpha- FACEC. Aperfeiçoou-se com o Tenor Antonio Lotti e fez coaching de repertório com Rafael Andrade. Marly Montoni fez sua estreia internacional em Nicósia, Chipre, pela Pharos Artist Foundation em 2022 e desde então participou de diversas óperas.
Jean William
O tenor Jean William, é formado pela ECA-USP campus de Ribeirão Preto. Atualmente é aluno do barítono italiano Davide Rocca. Participou de importantes festivais e masterclasses com nomes como Luciana Serra, Ernesto Palacio, Juan Diego Florez, Fernando Portari, Ricardo Ballestero e Rosana Lamosa, entre outros. Desde o início de sua trajetória profissional cantou em óperas e concertos dentro e fora do Brasil e em 2013, cantou para o Papa Francisco em sua primeira visita ao Brasil.
Olga Bakali
A pianista Olga Bakali nasceu em Atenas, Grécia, onde se formou no Conservatório Grego de Música em piano e voz, com honras. Recebeu vários prêmios, incluindo Prêmio-bolsa de estudos do concurso Vinas, em Barcelona, Espanha; Fulbright Grant, o Prêmio Simegiatos para as Artes Cênicas, entre outros. Representou a Grécia como uma jovem voz wagneriana na competição realizada anualmente em Bayreuth.
Serviço
The Black Roots Ensemble
Data: 10 e 11 de junho de 2023
Horário: Sábado e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 40
Adquira os ingressos no Sympla ou na bilheteria do Theatro.
Duração: 105min
Classificação Indicativa: 12 anos
Local: Theatro Municipal de Niterói
End: Rua XV de Novembro, 35, Centro – Niterói
Por: Redação