Coletivo Aleatórios autografa livro na Sala de Leitura Fenig
Dia: Sexta-feira, 28/04/2023
Hora: a partir das 15h
Local: Sala de Leitura Fenig – terceiro piso do TopShopping, Centro de Nova Iguaçu
O coletivo de escritores Aleatórios, um dos mais ativos na fluência literária da Baixada Fluminense, vai autografar o livro “Aleatórios apresenta os 10 mandamentos”, nesta sexta-feira (28), na Sala de Leitura Fenig, localizada no terceiro piso do TopShopping, no Centro de Nova Iguaçu. O espaço já é uma referência para a divulgação dos trabalhos autorais do município e aproxima a população da produção literária local. A ação é da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), dentro do Programa Municipal de Incentivo à Leitura e à Escrita da Prefeitura de Nova Iguaçu.
Por conta da pandemia, o Aleatórios precisou desenvolver suas atividades no formato online. A partir de 2022, sob organização de Carlos Mendes, o coletivo voltou ao seu formato presencial e lançou seu terceiro livro: “Aleatórios apresenta os 10 Mandamentos”. São contos inéditos de 24 autores.
Criado e organizado por Jonatan Magella e Thiago Kuerques em 2019, o Aleatórios é um grupo de contistas da Baixada Fluminense que se reúne uma vez por mês na Biblioteca Cial Brito, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, a Casa de Cultura de Nova Iguaçu. Lá, eles fazem a leitura de contos autorais sobre um tema determinado no encontro anterior. Cada autor escreve um conto de uma página, sem assinatura, e deposita numa pilha de contos para serem lidos. Ao começar as leituras cada autor pega um conto, de forma aleatória, e lê em voz alta. Ao final das leituras, sem saber de quem é o conto, os integrantes votam naqueles que mais gostaram. No final, eles tentam acertar quem escreveu qual conto e o autor revelado comenta o que o levou a escrever.
“Todos os meses recebemos novos autores e contos, aumentando mês a mês a leitura e o reconhecimento desses autores”, conta o organizador Carlos Mendes.
A ação “Livros para Voar”, da Fenig, além de promover a Tarde de Autógrafos recebe doações de livros, faz as publicações circularem pela cidade e fortalece os autores e a produção literária de Nova Iguaçu e da Baixada. A ação é dedicada aos romances de ficção e não ficção, poesias, biografias e estilos literários diversos. A ideia é a democratização de leitura que amplia o conhecimento. São 10 totens com as caixas do projeto para receber doações de livros e para que qualquer pessoa possa pegar uma publicação gratuitamente para desfrutar da leitura. As caixas estão na sede da Fenig (rua Governador Portela, 812, no Centro de Nova Iguaçu); na Sala de Leitura Fenig no TopShopping; Prefeitura de Nova Iguaçu; Igreja Santo Antônio da Prata; Igreja São Miguel Arcanjo, em Miguel Couto; OAB Nova Iguaçu; Casa de Cultura; Casa do Professor; Cefet-NI; e Loja Caçula Nova Iguaçu.
Por- Redação