Eder Rodrigues
A ideologia neoliberal dominante tem transformado as nossas escolas em “empresas”, substituindo a perspectiva educativa pela concorrência competitiva de mercado.
Por pressão dessa dominação ideológica, a prática pedagógica tem sido colonizada por procedimentos de outros profissionais que não os de educação, aniquilando professores e estudantes!
Nesse cenário, descaracteriza-se a instituição escolar pela adoção de processos como, principalmente, o da medicalização da infância e da educação, por exemplo.
Os diagnósticos e os tratamentos médicos invadiram a infância e a escola, mudando a imagem literária simpática de “crianças arteiras” para a de “crianças diagnosticadas como portadoras de transtornos mentais”!
É lamentável, então, como as famílias têm desbancado os professores da missão de educar seus filhos, entregando-a aos médicos que aceitam extrapolar suas funções curativas para a de mestres de pedagogia…
Apurou-se, desse modo, nesse setor, o fantástico aumento de 1.400% na compra do metilfenidato, medicamento mais prescrito para o TDAH (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade), e “receitado”, muitas vezes, pasmem!, pelos próprios “professores” (sic!) sem noção!…
Enfim, coitadas das nossas crianças, às quais, ao menor sinal de travessuras, se oferece um banho de espuma, não com a nossa querida roqueira falecida, mas com a RITA LI NA!…
ederrodrigues@uol.com.br