SPACEX DEVE LANÇAR STARSHIP, MAIOR NAVE DO MUNDO, NESTA QUINTA; CONHEÇA A MISSÃO

Lançamento foi adiado para as 9h50 (horário de Brasília). Missão não terá passageiros e será a quarta tentativa da empresa do bilionário Elon Musk de fazer voo bem-sucedido com a nave.

Na quinta-feira (6), a SpaceX, a empresa de foguetes liderada pelo bilionário Elon Musk, está programada para realizar mais um teste de voo da Starship, a maior espaçonave já construída. A decolagem está agendada para as 9h50 (horário de Brasília), com uma pequena alteração no horário originalmente previsto.

Embora o motivo para essa mudança não tenha sido divulgado, a SpaceX já havia indicado uma janela de lançamento de duas horas a partir das 9h, horário inicialmente definido. A empresa afirmou que as condições climáticas são altamente favoráveis, com 95% de chance de lançamento bem-sucedido.

Este será o quarto teste da SpaceX para realizar uma missão bem-sucedida com a Starship. Mais uma vez, o voo será não tripulado, apesar de a nave estar projetada para transportar passageiros no futuro.

A empresa tem progredido em seus experimentos com a Starship. O terceiro voo, em março, foi considerado o mais bem-sucedido até o momento, com a nave se separando do foguete e quase completando o retorno à Terra. No entanto, a SpaceX perdeu contato com o veículo 50 minutos após a decolagem.

A SpaceX declarou que o objetivo do quarto voo da Starship é avançar em direção a um futuro de reutilização rápida da espaçonave. Isso faz parte do plano da empresa de reaproveitar a nave em futuras missões.

  • Os testes práticos têm como finalidade reunir o máximo de informações para desenvolver um sistema de transporte capaz de levar pessoas e cargas para a órbita terrestre, a Lua, Marte e outros destinos. A Starship está programada para ser usada nos voos de carga do programa Artemis, uma série de missões da NASA para retornar à Lua a partir de 2026.
  • Além disso, a nave também será utilizada para o turismo espacial, embora uma missão planejada tenha sido cancelada devido a atrasos na SpaceX.
  • A empresa ainda não conseguiu concluir um voo da Starship com sucesso. O primeiro lançamento resultou na explosão da nave enquanto ainda estava acoplada ao foguete. No segundo lançamento, o Super Heavy explodiu logo após se separar da nave. O terceiro voo, em março, foi considerado um avanço, apesar da destruição da nave.
  • O foco do quarto voo é demonstrar a capacidade de retornar e reutilizar tanto a Starship quanto o Super Heavy. Para isso, a SpaceX realizou várias atualizações de software e hardware para aumentar a confiabilidade e abordar as lições aprendidas com voos anteriores.
  • O novo voo seguirá uma sequência planejada, com a separação do foguete e da nave cerca de dois minutos após o lançamento. Se tudo correr conforme o planejado, a cápsula alcançará a órbita terrestre e pousará no Oceano Índico em pouco mais de uma hora.
  • A Starship, com 120 metros de altura e 9 metros de diâmetro, está projetada para transportar até 100 pessoas e cargas de até 250 toneladas. A espaçonave está sendo testada desde 2019 e é parte integral dos planos da SpaceX para futuras missões de transporte espacial, incluindo viagens à Lua e a Marte.
  •  
Comments (0)
Add Comment