Entre os nomes confirmados estão: a ministra Cármen Lúcia, os ministros André Mendonça e Humberto Martins, entre outros representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário
Autoridades representantes dos três Poderes da República, renomados profissionais do Direito, personalidades públicas e especialistas da área jurídica se reunirão entre os dias 20 e 22 de novembro para o II Simpósio Jurídico “Desafios do Estado Pós-Moderno: Equidade Racial e da Mulher”. O evento é organizado pelo Instituto Silva Neto e será realizado no Fairmont Hotel, em Copacabana, Zona Sul do Rio. Em três dias intensos de imersão profissional, será possível participar de palestras, mesas-redondas, debates interativos e workshops práticos. Dentre os palestrantes, se destacam a ministra do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dr. André Mendonça, o Ex-procurador-Geral da República, Dr. Augusto Aras, a Senadora da República Damares Alves, o Desembargador Federal do TRF2 e autor de best-sellers, Dr. William Douglas.
Com início no Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, o Simpósio trará discussões e atividades que lançam luz sobre os desafios legais na garantia de direitos da população negra e também das mulheres. Dessa forma, são propostos três eixos temáticos, que discorrem sobre o papel do Estado na garantia de direitos fundamentais, sobre como o direito pode defender a diversidade e o pluralismo enquanto combate à desigualdade e sobre a forma como as tecnologias disruptivas, violação aos dados pessoais, inteligência artificial e ataques cibernéticos obrigam o direito a evoluir em defesa das mulheres.
Entre os objetivos do Simpósio estão: analisar o papel das instituições jurídicas; disseminar tendências na área jurídica e social; oferecer oportunidades de networking e promover discussões que impactam a sociedade. A ideia central é fundamentar um conjunto de ideias e propostas que visam envolver estudantes, estagiários e advogados na reflexão e desenvolvimento de teses jurídicas relevantes para a história nacional.
“O Simpósio, promovido pelo Instituto Silva Neto, busca inovar e instigar as pessoas a pensarem em temas relevantes para o Brasil. Estamos empenhados em alcançar esse propósito e confiantes de que, para a glória de Deus, conseguiremos oferecer uma experiência única, promovendo discussões profundas sobre questões jurídicas cruciais para o desenvolvimento do nosso país”, afirma o Dr. Silva Neto, fundador do instituto que organiza o evento.