SEU JORGE VOLTA A NITERÓI APÓS NOVE ANOS

Ator, cantor e compositor faz show gratuito no aniversário da cidade

Niterói – A Praia de São Francisco vai balançar ao som de Burguesinha, Mina do Condomínio e tantos outros sucessos de Jorge Mário da Silva, mais conhecido por Seu Jorge – apelido a ele dado pelo saudoso baterista d’O Rappa, Marcelo Yuka. Com entrada gratuita, a apresentação será dia 22 de novembro, às 21h, com abertura da cantora Negamanda.

A história de Seu Jorge com Niterói começou antes do início de sua carreira, quando passou uma temporada morando no bairro Brasilândia, em São Gonçalo, na casa de uma tia. Sempre tinha que pegar a ponte para ir ao Rio, informação revelada em São Gonça, uma de suas primeiras músicas de sucesso – ainda com o grupo Farofa Carioca, que assinou contrato com a Universal Music em 1997 (quando a empresa ainda se chamava PolyGram). Depois, já como artista solo e amigo do saudoso ex-secretário de cultura Arthur Maia, Jorge participou de jams sessions no NIkiti Pub, bar que Arthur tinha na beira da Lagoa de Piratininga e onde recebia artistas e os maiores músicos de jazz do mundo, quando passavam pelo Brasil. Somente uma década depois, em 2008, Jorge veio ao Ginásio Caio Martins para a turnê do show América Brasil. O tempo passou e Jorge voltou para a cidade em 2015, quando participou da gravação do DVD de Arthur Maia, e fez uma participação especial gravada no Teatro da UFF. Somente agora, nove anos após, Seu Jorge volta a dar o ar da graça na cidade sorriso.

Desde que se lançou na indústria da música com mais onze artistas do Farofa Carioca, incluindo o sobrinho do genial músico Paulo Moura, Gabriel Moura – e antes mesmo de atuar no icônico filme Cidade de Deus e estrear no cinema – Jorge já demonstrava a obstinação de onde queria chegar com sua arte. Moro no Brasil foi o primeiro sucesso da banda, com clipe na MTV, e o lançamento foi a grande aposta daquele ano de 1998 pela gravadora. Um show com a banda, palhaços e malabaristas, parou a Lapa, no Rio de Janeiro, e já mostrava que fariam história. Antes da contratação pela multinacional do disco, a banda vinha lotando a casa de shows Ballroom, em Botafogo, e o Largo das Neves, em Santa Tereza.

A INTELIGENCIA É FUNDAMENTAL

Lançado pela Editora MPM Neto em 2015 e atualmente disponível apenas em ebook, o livro Seu Jorge: A Inteligência é Fundamental (Leonardo Rivera) teve esgotada sua edição impressa.

O livro destrincha boa parte de sua vida e obra, até aquele ano, trazendo depoimentos de gente que ajudou Jorge Mario da Silva a virar Seu Jorge, como o ex-presidente da universal Music, Marcelo Castello Branco, que diz: “Seu Jorge é um artista antenado, nervoso, da melhor linhagem emocional brasilira. Tem uma ótica única e particular sobre a brasilidade, um olhar de esteticista cirúrgico sobre as características do Brasil”. Já o primo Lino Salles, que hoje é produtor do artista, relembrou em depoimento o período de Santa Tereza: “Em certos momentos chega a ser engraçado relembrar quando íamos para os shows em uma Kombi lotada que passava em frente à sua casa. Até hoje me emociono ao vê-lo em cima do palco fazendo o seu show e me arrepio quando escuto um coro de milhares de pessoas a cantar suas canções”, disse Lino.

O livro, do qual 58% dos leitores da Amazon deram cinco estrelas, traz ainda depoimentos de Ed Motta, Mario Caldato Jr., Pedro Luis e outros artistas e amigos. Disponível apenas em Ebook, no link: https://www.amazon.com.br/Seu-Jorge-Intelig%C3%AAncia-%C3%A9-Fundamental-ebook/dp/B00TAIK198/

Comments (0)
Add Comment