Cursos gratuitos de informática fundamental e habilidades socioemocionais serão oferecidos a adolescentes que cumprem medida socioeducativa no Estado
O Senac RJ é para todos, principalmente quando o tema é inclusão social. Com o objetivo de profissionaliza r jovens que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade no Estado do Rio de Janeiro, o Senac RJ fechou uma parceria inédita com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase-RJ) para capacitação socioprofissional. A partir de agosto, os adolescentes vão fazer cursos de informática fundamental e habilidades socioemocionais, que serão oferecidos de forma gratuita dentro dos Centros Socioeducativos do Novo Degase em todo o Estado.
A iniciativa também é oferecida aos familiares e egressos do sistema, com vagas em cursos de qualificação em áreas de atuação como Tecnologia, Inovação, Beleza, Gastronomia, Turismo, Design, entre outras. Eles vão integrar o Programa Senac de Gratuidade e receberão auxílio-transporte.
— O Senac RJ tem o compromisso com a transformação social, e nada transforma mais a sociedade que a educação. Temos orgulho de fazer parte desse projeto, que visa à inclusão desses jovens no mercado profissional — afirmou o Presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior.
O projeto de capacitação se propõe a inserir os jovens e familiares no mercado de trabalho. De acordo com o Diretor Regional do Senac RJ, Sérgio Ribeiro, todos terão a oportunidade de escolher um curso regular para dar continuidade ao aperfeiçoamento técnico:
— O diferencial dessa parceria é oferecer uma escolha profissional a esses jovens. Inicialmente, eles terão acesso a cursos socioemocionais e de informática fundamental, que são o ponto de partida para inserção no mercado de trabalho. Em seguida, tanto eles quanto os seus familiares poderão optar entre diversos cursos regulares do Senac RJ para uma capacitação profissional.
Pensamento no futuro
A formação profissionalizante trará um horizonte ao futuro dos jovens, entre eles o filho da dona de casa Juliana Pereira. Moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, ela viu o jovem, de 17 anos, ser preso há um mês, após cometer furtos:
— Vai ser bom para ele se profissionalizar e se informar. Iniciativas como essa representam uma autoajuda para eles e para os pais. É algo que incentiva os jovens a pensarem no futuro.
Os cursos serão ministrados no Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (CRIAAD), que dispõe de modernos laboratórios de tecnologia, além de Unidades Senac RJ no Estado. O processo de encaminhamento será feito pelo Degase-RJ. Os alunos do programa de semiliberdade receberão também suporte para deslocamento até as Unidades Senac RJ, além de todo o material didático.
— O caminho do sucesso só pode ser trilhado com muita dedicação e estudo, por isso é uma busca constante mostrar essa realidade para os jovens que não possuem perspectiva de mudança. Nosso propósito é oferecer alternativas no momento presente para que o futuro deles seja diferente do que estão acostumados — afirmou o Diretor-Geral do Degase-RJ, Victor Hugo Poubel.
O Senac RJ utilizará a metodologia habitual de ensino “aprender fazendo” nas aulas de informática fundamental, além de oferecer aulas socioemocionais e orientação em projeto de vida.
— Ampliar as possibilidades de acesso à qualificação profissional a esses jovens aumentará o potencial de ressocialização e tem um poder imenso de transformação na vida deles e de seus familiares. Este é um momento transformador para toda a sociedade, e estamos muito orgulhosos de fazer parte disso — disse a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.