SEMINÁRIO NO RIO DE JANEIRO DISCUTE RESPONSABILIDADE DA BRANQUITUDE NA CRISE CLIMÁTICA

Evento aberto ao público discute racismo ambiental no contexto da crise climática. Debate será realizado no Instituto de Arquitetos do Brasil, no Flamengo

O Observatório da Branquitude realizará, no dia 8 de novembro, o seminário ‘Emergência climática: uma herança da branquitude’, para discutir temas voltados à crise e à justiça climática. Aberto ao público, o evento tem início às 9 horas no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Participarão das mesas nomes como Nego Bispo, pensador quilombola e professor, e Tainá de Paula, da atual secretária do Meio Ambiente e do Clima do Rio de Janeiro.

Com o objetivo de debater a desigualdade na crise climática e a responsabilidade da branquitude neste contexto de enfrentamento, alguns dos temas de debate serão: Territórios, experiências negras, políticas climáticas, colonialidade, contra colonialidade e clima.

Além de Tainá de Paula e Nego Bispo, também estão confirmadas as presenças da jornalista e escritora Bianca Santana; da escritora e ativista Nilma Bentes; da secretária executiva da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), Selma Dealdina; da cientista ambiental, Gisele Moura; da coordenadora executiva da Casa Fluminense, Larissa Amorim; do escritor, docente e coordenador do grupo de pesquisa desAiyê, Alex de Jesus; da jornalista e ativista ambiental e periférica, Mariana Belmont; e da pesquisadora, escritora e artista Denise Ferreira da Silva.

As inscrições devem ser feitas por meio do formulário .

SERVIÇO

Seminário Emergência climática: uma herança da branquitude

Data: 8/11/23 (quarta-feira)

Horário: 10 horas às 17h30

Local: IAB-RJ – Instituto de Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro

Endereço: Rua do Pinheiro, 10. Flamengo – RJ

Por JÚLIA MENDES

Comments (0)
Add Comment