Pesquisa da USP feita com camundongos mostra que composto presente na semente da jabuticaba é eficaz para prevenir a obesidade
Além de ser rica em vários nutrientes e trazer muitos benefícios à saúde, a jabuticaba pode ajudar a lidar com a obesidade. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP) publicado em 2017, os compostos fenólicos do tipo elagitaninos presentes principalmente nas sementes da fruta têm ação anti-inflamatória e podem ajudar a evitar o ganho de peso.
As substâncias estão presentes no chá verde e preto, cacau e vinho, além de frutas como a jabuticaba. A pesquisa da USP foi feita com 60 camundongos que consumiram uma dieta rica em gorduras saturadas e sacarose durante oito semanas.
Os ratinhos foram separados em grupos. Dois deles tomaram um suplemento de compostos fenólicos totais da jabuticaba, mas um tomou todas as substâncias presentes na fruta, enquanto o outro recebeu quase todos, menos os elagitaninos das sementes. Outro grupo comia uma dieta balanceada e o último, uma rica em gorduras e açúcares.
A frutinha brasileira é cheia de compostos e substâncias com diversos benefícios para a saúde
Os animais que tomaram todos os compostos da jabuticaba e tinham o cardápio cheio de gorduras e açúcares tiveram a mesma avaliação de saúde dos camundongos magros que consumiram a dieta saudável. Os ratinhos que não receberam os elagitaninos e comeram dietas gordurosas tiveram o quadro de saúde tão prejudicado quanto os que só se alimentaram mal e não tomaram suplemento.
A pesquisadora Gabriela Cunha, responsável pelo estudo, afirmou que os resultados “confirmaram que os elagitaninos têm papel crucial na prevenção da obesidade”, em artigo publicado no site da USP.
Por Juliana Contaifer