Segunda edição do curso de Guarani começa na  hoje (06/06)

Aula inaugural da formação gratuita oferecida pela Prefeitura reuniu 100 pessoas no Cine Henfil neste sábado (03/06)

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, recebeu neste sábado (03/06) com uma aula inaugural no Cine Henfil, no Centro, cerca de 100 alunos que vão participar da 2ª edição do Curso de Guarani. A formação oferecida gratuitamente pela Coordenadoria de Políticas Públicas com os Povos Indígenas, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), começa na próxima 3ª feira (06/06) e tem o objetivo de ensinar aos moradores de Maricá o idioma materno dos povos indígenas da etnia Guarani Mbya que residem no município. Todos os 520 inscritos serão chamados por ordem de inscrição.

Conhecimento da cultura indígena

O representante e professor titular do departamento de administração da Universidade Federal Fluminense (UFF), Martius Vicente Rodriguez, ressaltou a sinergia da instituição de ensino com a Prefeitura. “Essa é uma parceria histórica para a UFF, pois iremos nos aprofundar nessa língua tão importante, que formou a nossa identidade como povo e que ficou conservada e integrada ao cotidiano de muitos habitantes de nossa região. Logo, essa parceria é belíssima e muito inovadora para ambas as partes”, destacou.

A iniciativa terá carga horária total de 10 horas com turmas em três diferentes horários: 3ª e 5ª feiras, das 18h às 19h e das 19h às 20h, e aos sábados, das 10h às 12h. As aulas acontecem na sede da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, localizada na Rua Pereira Neves, nº 272, no Centro, e serão ministradas pelo professor e cacique da aldeia Tekoa Ara Hovy (Céu Azul), na Morada das Águias, em Itaipuaçu, Vanderlei da Silva Weraxunu.

“Javy ju! (bom dia)! Primeiramente queria agradecer por esse momento e poder levar o conhecimento sobre a nossa língua materna para todos os alunos desse projeto e espero que seja bem proveitoso para todos”, declarou.

Por: Redação

Comments (0)
Add Comment