SECRETÁRIO-GERAL DAS ONU DIZ ESTAR “PROFUNDAMENTE ANGUSTIADO” COM O CERCO DE FORÇAS ISRAELENSES À FAIXA DE GAZA

De acordo com António Guterres, a situação das pessoas que vivem no território reivindicado por palestinos “vai se deteriorar exponencialmente

-O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres, afirmou esta segunda-feira (9) estar “profundamente angustiado” com a decisão de Israel de impor um “cerco total” à Faixa de Gaza, que está com falta de eletricidade, água, alimentos e combustível. De acordo com o dirigente, a situação das pessoas que vivem na Faixa de Gaza, “só vai se deteriorar exponencialmente”.

Israel foi atingido por um ataque de foguetes vindo da Faixa de Gaza na manhã do último sábado (7). Segundo o exército israelense, o grupo islâmico Hamas disparou mais de 3.000 foguetes. >>> Netanyahu diz que integrantes do Hamas são “selvagens” e que luta pela “civilização”

Nascido nos final dos anos 80, o Hamas é uma das principais organizações islâmicas nos Territórios Palestinos (duas áreas não contínuas: a Faixa de Gaza e a Cisjordânia). O grupo controla a Faixa de Gaza desde 2007. É considerado terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido.

O Hezbollah também entrou no conflito. O grupo é libanês, de viés xiita, e surgiu durante a ocupação israelense do Sul do Líbano nos anos 1980 e 1990. Para os adeptos desta corrente, o profeta e sucessor legítimo deveria ser Ali (601-661), genro de Maomé, que por fim, foi assassinado. >>> Hamas ameaça executar reféns israelenses se Israel mantiver ataques

Comments (0)
Add Comment