SECRETARIAS DE EDUCAÇÃO E POLÍCIA CIVIL SE UNEM PARA SE APROXIMAR DA COMUNIDADE ESCOLAR

O programa ‘Papo de Responsa’ será levado para as salas de aula de todo o estado

Secretarias de Educação e Polícia Civil se unem para lançar o programa Papo de Responsa em 112 escolas estaduais, visando criar diálogo e proximidade com os alunos. O programa abordará temas como violência, drogas, bullying e ciberbullying, buscando conscientizar e prevenir essas questões.

As escolas foram escolhidas com base no uso da ferramenta RVE – Registro de Violência Escolar, implementada em 2023 pela Secretaria de Educação, para mapear casos de violência e tomar medidas preventivas. Essa parceria faz parte das ações do Comitê Intersetorial de Segurança Escolar, visando garantir um ambiente mais seguro nas salas de aula.

A secretária de Educação, professora Roberta Barreto, destaca a importância da presença da polícia nas escolas para falar sobre prevenção e educação. O secretário de Polícia Civil, delegado Marcus Amim, ressalta que a proximidade com as comunidades é fundamental para afastar crianças e adolescentes da criminalidade.

O Programa Papo de Responsa existe há 20 anos e em 2023 alcançou mais de 31 mil pessoas, com a realização de mais de mil horas de diálogo em 33 municípios. Os temas abordados são adaptados às necessidades de cada escola, com foco em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano e altas taxas de criminalidade, buscando efetivamente impactar a realidade dos adolescentes.

Comments (0)
Add Comment