SECRETÁRIA DE SAÚDE DO RJ PARTICIPA DA 9ª EDIÇÃO DO COSUD, EM SÃO PAULO

Na apresentação, destacou-se a atuação da SES-RJ no combate à influenza aviária e do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) no monitoramento de doenças e agravos à saúde

A secretária de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Claudia Mello, e equipe participaram, na manhã desta sexta-feira (20.10), da 9ª edição do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste, o Cosud, em São Paulo. Com a temática “Fortalecimento do Sistema de Vigilância em Saúde Humana, Animal, Ambiental e Hospitais Saudáveis, a superintendente de Informação Estratégica em Vigilância e Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), Luciane Velasque, detalhou a atuação da Secretaria no combate à influenza aviária e falou sobre a implementação do Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) como ferramenta digital de análise de cenários. A Secretaria apresentou ainda o painel com as avaliações dos planos de contingência de desastres municipais, que traz informações sobre chuvas, deslizamentos, desabrigados, por município, entre outras, e do trabalho de monitoramento de doenças e agravos à saúde, realizados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

“Muito importante mostrar a atuação do nosso estado em duas frentes latentes na questão ambiental. Nossos centros vêm se tornando cada vez mais uma referência nacional na análise de dados epidemiológicos, na detecção de rumores, no monitoramento de doenças e da rede assistencial e na regulação”, disse a secretária.

Na apresentação, explicou-se a atuação dos técnicos da secretaria na contribuição da elaboração do Plano de Contingência da Influenza Aviária Altamente Patogência (IAAP), em conjunto com as pastas de Agricultura e Meio Ambiente.

O monitoramento dos contatos é feito pelo Go.Data, um software que funciona como ferramenta de acompanhamento dos contatos. Através dele, são monitorados informações de laboratório, dados de eventos, entre outros.

Criado em 2019, o Cosud tem como objetivo principal a consolidação da agenda de cooperação entre os governos dos sete estados que compõem o grupo, em temas que atendem às demandas econômicas, sociais e ambientais. A programação prevê a realização de 21 Grupos Temáticos (GTs), com debates e elaboração conjunta de propostas por secretários estaduais e gestores de cada administração.

O evento se encerra no sábado (21/10) com a apresentação de um balanço das principais propostas sugeridas pelos GTs e a leitura da Carta São Paulo. O documento vai formalizar as principais discussões do evento, reafirmar o compromisso dos estados do Sul e do Sudeste com o desenvolvimento econômico e social do Brasil e encaminhar as próximas ações do consórcio.

Comments (0)
Add Comment