SECRETARIA DE SAÚDE DE NITERÓI VOLTA RECOMENDAR USO DE MÁSCARA CONTRA COVID-19 PARA IDOSOS E IMUNOSSUPRIMIDOS

SMS informou que o município está reforçando as orientações de vacinação e realizando busca ativa por meio das unidades do Médico de Família

Por conta da nova variante da Covid-19, a Secretaria municipal de Saúde de Niterói voltou a recomendar o uso de máscara para pessoas consideradas mais vulneráveis à doença como idosos e imunossuprimidos.

“A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que segue monitorando o cenário da COVID-19 e, neste momento, a recomendação é que as pessoas mais vulneráveis, como idosos e imunossuprimidos devem utilizar máscaras em ambientes fechados, com pouca ventilação e ambientes com aglomeração”, afirmou, nesta quinta-feira (31), a SMS para o A Seguir, por intermédio de nota.

No último dia 16 de agosto, a UFRJ voltou a recomendar uso de máscara na universidade.

Na quarta-feira (30), o primeiro caso da subvariante EG.5 da Covid-19 foi confirmado na cidade do Rio de Janeiro.

Até o momento, são quatro casos no país da subvariante Ômicron EG.5 da Covid-19, sendo dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro e outro em Brasília. Na América do Sul, foram identificados cerca de 40 casos da subvariante (Argentina, Colômbia, Equador, Brasil e Trinidad Tobago).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a linhagem EG.5 como uma “variante de interesse”, devido à uma mutação encontrada na proteína Spike e ao rápido aumento de casos em países da Europa, nos Estados Unidos e na China. No entanto, as evidências disponíveis no momento não sugerem que a EG.5 apresente riscos adicionais à saúde pública em relação às outras linhagens descendentes da Ômicron.

Ainda de acordo com a nota da Secretaria municipal de Saúde de Niterói, o município está reforçando as orientações de vacinação e realizando busca ativa por meio das unidades do Médico de Família.

“No momento, a recomendação é que as pessoas de 18 anos e mais, que ainda não se vacinaram com a vacina Bivalente, procurem a rede pública de saúde para receber a vacina. As demais faixas etárias devem completar o esquema vacinal. [E fundamental que a população mantenha a vacinação atualizada e, em caso de sintomas, procure uma unidade de saúde para realização do teste”, informa a SMS.

Segundo a secretaria, no momento, todas as Unidades da rede básica estão oferecendo TR-antígeno, com resultado em 15 minutos.

Campanha de multivacinação

A Prefeitura de Niterói vai realizar neste sábado (02) o Dia D da campanha de multivacinação direcionada para crianças e adolescentes menores de 15 anos com imunização contra várias doenças. A mobilização tem como objetivo melhorar a cobertura vacinal deste público, aumentando a proteção da população. Os pontos de vacinação irão funcionar das 08h às 17h, com entrada até às 16h30.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, alerta sobre a importância da vacinação.

“O objetivo da campanha é intensificar a imunização de rotina e atualizar a caderneta, elevando a cobertura vacinal das pessoas. É fundamental que os responsáveis levem as crianças para receberem as vacinas”, destaca.

As vacinas que estão sendo aplicadas durante a campanha são: BCG, Hepatite A, Hepatite B, Penta (DTP/Hib/Hep. B), Pneumocócica 10-valente, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), Vacina Oral Poliomielite (VOP), Vacina Rotavírus Humano (VRH), Meningocócica C (conjugada), Febre amarela, Tríplice viral, DTP (tríplice bacteriana), Varicela, HPV quadrivalente, dT (dupla adulto), dTpa (DTP adulto), Menigocócica ACWY, Covid-19 e Influenza.

A imunização continua de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h, com entrada até às 16h30, até o dia 15 de setembro.

Por Sônia Apolinário

Comments (0)
Add Comment