A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher lançou a 3° edição do Mapa da Mulher Carioca na segunda-feira (06), durante a 22ª Conferência do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) 2023, que teve como tema “Democracia Participativa para Cidades Diversas, Inclusivas e Transparentes”. O evento aconteceu na Cidade das Artes.
Durante o lançamento, foram apresentadas as novidades da 3° edição do Hub do Mapa da Mulher Carioca, plataforma que recebeu o prêmio de Excelência no Uso do Sistema ArcGIS na Transformação Digital no EU ESRI 2021. Segundo os dados apresentados no Mapa da Mulher Carioca, a cada 1 hora uma mulher sofreu pelo menos alguma violência e, a cada 3 horas, uma mulher tentou suicídio, em 2022. A Zona Oeste se mantém como a região de maior ocorrência de feminicídios no município do Rio, foram 14 casos em 2022, sendo o companheiro da vítima o autor do crime em 40% dos casos.
A cerimônia contou com a presença da Secretária da Mulher, Joyce Trindade, da atriz e ativista, Luiza Brunet, da Presidente da Fundação João Goulart, Rafaela Bastos, da Diretora Presidente do Instituto de Segurança Pública, Marcela Ortiz, e da Diretora Global de Diversidade e Inclusão da Nubank, Helena Bertho.
Para Joyce Trindade, os dados salvam vidas:
– Os dados são fundamentais para a construção de políticas públicas e ações para melhorar a vida das mulheres da cidade do Rio. O Mapa da Mulher Carioca traz um levantamento de indicadores regionalizados que possibilitam a gente conhecer e atender a diversidade da nossa população. Por isso, eu afirmo que os dados podem mudar a vida das mulheres.
O Mapa da Mulher Carioca compõe as ações do Pacto de Cooperação pelo Enfrentamento às Violências contra as Mulheres na Cidade do Rio de Janeiro e é organizado pela Prefeitura do Rio de Janeiro. O projeto tem como principal objetivo investigar áreas, temas e atributos diretamente atrelados à atuação da administração pública a fim de apoiar a formulação de políticas públicas para a melhoria da vida das mulheres que vivem na cidade do Rio. O Mapa consiste no levantamento de uma série de indicadores regionalizados do município, de modo que se possa comparar os dados e informações, verificar as diferenças e as desigualdades de gênero, raças, gerações e territórios.