SECA EXTREMA PARALISA PARCIALMENTE UMA DAS MAIORES HIDRELÉTRICAS DO BRASIL

Na manhã de terça-feira (3), a Hidrelétrica de Santo Antônio, no rio Madeira, precisou paralisar parcialmente suas turbinas devido à seca extrema. O rio alcançou o menor nível dos últimos 60 anos, com 1,02 metro. A Eletrobras, controladora da usina, informou que a hidrelétrica está funcionando com apenas 14% de suas turbinas ativas. Esta medida visa concentrar a geração de energia nas unidades da margem oposta do rio.

O fenômeno é resultado de uma seca severa exacerbada por condições climáticas, como o aquecimento do Oceano Atlântico Norte e o El Niño, que afetam a formação de chuvas. A seca também impacta a população local, especialmente ribeirinhos que enfrentam dificuldades no acesso à água.

Atualmente, a usina opera com sete das 50 turbinas, gerando cerca de 490 MW, enquanto 43 turbinas estão paralisadas. A Eletrobras não prevê uma paralisação total da geração, mas a situação pode mudar se a vazão do rio diminuir ainda mais.

A Agência Nacional de Águas (ANA) já havia declarado uma situação crítica de escassez no rio Madeira em julho, antecipando a possibilidade de paralisação da usina. A hidrelétrica, que faz parte do Sistema Interligado Nacional, depende diretamente do fluxo do rio para seu funcionamento.

Comments (0)
Add Comment