SAÚDE DE ITABORAÍ REFORÇA ESTRATÉGIAS DE COMBATE ÀS ARBOVIROSES

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou na quarta-feira (12) uma reunião no Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ) para discutir o controle das arboviroses no município. O encontro reuniu a secretária de Saúde, Analice Rangel, subsecretárias da pasta, representantes técnicos da enfermagem e da medicina, além de agentes de vigilância epidemiológica e em saúde.

Arboviroses são doenças virais transmitidas por insetos e aracnídeos, como mosquitos e carrapatos. O termo “arbovírus” é uma abreviação de “arthropod-borne virus”, ou seja, vírus transmitidos por artrópodes. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika.

A reunião teve como foco a definição de protocolos para o atendimento de casos de doenças arbovirais, além do fortalecimento da atenção primária e condutas para o atendimento adequado aos pacientes. O objetivo é garantir um fluxo eficiente de assistência, desde a identificação dos casos até o tratamento, reduzindo complicações e sobrecarga nos serviços de saúde.

De acordo com o último boletim epidemiológico publicado pela SEMSA, em novembro de 2024, Itaboraí registrou 5.343 casos confirmados de dengue e 160 casos de chikungunya. Os números reforçam a importância da intensificação das ações de controle, que incluem medidas preventivas, campanhas de conscientização e qualificação dos profissionais para o atendimento aos pacientes.

Comments (0)
Add Comment