Especialista alerta que a rotina desorganizada nas férias pode aumentar o risco de desenvolver a infecção
As férias escolares são um momento muito esperado pelas crianças, mas a quebra da rotina pode trazer mudanças de hábitos que afetam diretamente a saúde bucal. A alimentação, por exemplo, tende a ser mais permissiva, com maior consumo de alimentos industrializados e ricos em açúcares. Esse aumento de guloseimas, aliado à possível negligência na higiene bucal, favorece o surgimento de cáries e outros problemas dentários.
A odontopediatra Ilana Marques, da IGM Odontologia para Família, explica que os hábitos que preservam a saúde bucal tendem a ser deixados de lado durante as férias. “As crianças aproveitam para brincar e fazer o que não conseguem durante o período escolar, e isso muitas vezes inclui negligenciar atividades rotineiras, como escovar os dentes após as refeições e usar o fio dental”.
Nesse sentido, é necessário ficar alerta para os prejuízos resultantes da alimentação desbalanceada. O ideal é que, mesmo durante a temporada, os pais estimulem boas escolhas de consumo das crianças, prezando pela riqueza nutricional. Dessa forma, é possível preservar a saúde e favorecer o bem-estar não só dos dentes, mas de todo o corpo.
Dicas de saúde bucal durante as férias
- Cuide da alimentação: se indica reduzir a oferta de doce em detrimento de opções saudáveis, como frutas frescas. Após o consumo de alimentos açucarados, priorize opções que auxiliem na proteção dos dentes, como queijos e pipoca de sal.
- Priorize a higiene bucal: é fundamental garantir que a escovação ocorra após cada refeição, incluindo o uso diário do fio dental. Para isso, escolha escovas adequadas para a idade da criança e faça a troca regularmente.
- Substitua bebidas: optar pelo consumo de água ao invés de bebidas com açúcar ajuda na hidratação e equilibra os ácidos na boca, reduzindo o risco de cáries.
Por Brasil 247