SÃO PAULO TEM 38 PRAIAS IMPRÓPRIAS PARA BANHO

Das 175 praias paulistas monitoradas pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), 38 estão impróprias para banho, incluindo locais em Santos, Praia Grande e Guarujá, onde um surto de virose foi registrado nos últimos dias. Entre 1º e 31 de dezembro, o Hospital Municipal de Bertioga registrou 300 casos de virose, com sintomas como diarreia, náuseas, vômitos, cólicas e febre. No Guarujá, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registraram 2.064 atendimentos, um aumento em relação aos 1.457 atendimentos de novembro. Em Santos, as UPAs contabilizaram 2.264 atendimentos.

A Prefeitura do Guarujá apontou que o aumento dos casos pode estar relacionado à contaminação das águas do mar por esgoto clandestino. A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) negou problemas em sua rede, mas mencionou que o município possui cerca de 45 mil imóveis irregulares que podem estar despejando esgoto em galerias de águas pluviais, afetando a qualidade da água. A Sabesp também destacou que essas redes, que devem ser fiscalizadas pela prefeitura, desembocam no mar.

Em resposta, a deputada federal Erika Hilton (Psol-SP) enviou ofícios à Sabesp, CETESB e à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, cobrando esclarecimentos sobre o aumento de casos. A parlamentar pediu apuração das responsabilidades e a adoção de medidas corretivas para proteger a saúde da população.

Para verificar as praias impróprias, acesse o site da Sabesp. A lista atualizada inclui praias em Ubatuba, Caraguatatuba, Ilhabela, Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém.

Comments (0)
Add Comment