São Gonçalo ganhou dois Centros de Atendimento Veterinário Municipais (Cavems) no governo do Capitão Nelson. Os equipamentos funcionam no Mutuá e no Alcântara e oferecem serviços gratuitos para cães e gatos da cidade, como castração, consultas de baixa complexidade e vacinação antirrábica.
Atualmente, os dois Cavems têm capacidade de realizar 320 castrações de cães e gatos (machos e fêmeas) por semana. Elas são oferecidas através do aplicativo Colab (https://onelink.to/colabapp). Normalmente, todos os pré-agendamentos são preenchidos no primeiro dia de abertura da marcação.
No entanto, os tutores não comparecem no dia indicado para levar os documentos aos Cavems, gerando mais de 50% das faltas.
“É uma pena ver o serviço de castração desperdiçado. Disponibilizamos os dias e horários e as pessoas não confirmam as cirurgias e ocupam as vagas de pessoas que realmente querem fazer. Na segunda (8), por exemplo, no Cavem Mutuá, 29 pessoas agendaram pelo aplicativo e ninguém apareceu: 100% de falta. Sabemos que as pessoas esperam muito pela abertura da marcação através do Colab. E o que acontece é que elas fazem o pré-agendamento pelo aplicativo e não vão ao Cavem para levar a documentação”, disse o secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr. Gleison Rocha.
O Cavem Mutuá fica na Avenida Paula Lemos, 307, em frente ao Colégio Santa Mônica. O Cavem Alcântara fica na Rua Arthur Silva, 91, Alcântara (ao lado do Colégio Nossa Senhora da Paz). Os dois funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h30.