As obras do projeto Mobilidade Urbana Verde Integrada (MUVI) contam com mais de 500 profissionais que atuam todos os dias para transformar a cidade. As intervenções seguem acontecendo diariamente por todo o município de São Gonçalo. Quem passa pelos diversos bairros da cidade consegue ver a obra em execução ou bairros inteiros já revitalizados.
O MUVI está com intervenções nos trechos 1, 2, 3, 4 e 5. Em todos, estão sendo instaladas manilhas para redes de drenagem, além da construção de calçadas, ciclovias, meios-fios e pistas preferenciais para ônibus. No Vila Lage, Neves e Camarão, por exemplo, diversos trechos já estão com as obras concluídas.
O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe) e está sendo executado graças a uma parceria entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria das Cidades, e a Prefeitura de São Gonçalo.
O prefeito Capitão Nelson destacou a importância do projeto para a cidade. “Todos os dias eu visito as obras e vejo o avanço das intervenções do MUVI, por exemplo, o que é muito emocionante. Vejo no olhar de muitos gonçalenses a felicidade de perceberem que a cidade agora é nova. Por muito tempo, São Gonçalo ficou abandonada, mas o MUVI, dentre outras obras, vem alterando essa realidade. Agradeço ao governador Cláudio Castro e ao secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, pela parceria. Além disso, quero parabenizar também aos mais de 500 profissionais que atuam nas ruas todos os dias, muitos são naturais de São Gonçalo, e tornam tudo isso possível”, afirmou.
O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas, também destacou a importância do projeto e a mão de obra gerada. “Além de levar mais mobilidade sustentável e mudar a cara da cidade de São Gonçalo, as obras do MUVI estão movimentando a economia e gerando mais empregos, com mais de 500 postos de trabalho no canteiro. É mão de obra local qualificada em uma das mais importantes intervenções da cidade”, disse.
O MUVI vai ligar o bairro de Neves a Guaxindiba. O corredor viário terá 18 quilômetros de extensão e são previstas várias intervenções urbanísticas no trajeto. Trata-se do maior projeto de mobilidade urbana já realizado na cidade de São Gonçalo, com investimento de R$ 287 milhões. O MUVI está com mais de 50% das obras concluídas.