SÃO GONÇALO AMPLIA ATENDIMENTO A PACIENTES COM TUBERCULOSE

A tuberculose tem o Dia Mundial de Combate lembrado em 24 de março. Embora a doença seja evitável e curável, ela ainda acomete os gonçalenses. Para facilitar o acesso da população à consulta e exame para a detecção da doença, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo descentralizou os atendimentos e todas as unidades de saúde da família (USFs), clínicas e polos sanitários passaram a realizar esse primeiro contato.  São Gonçalo contabilizou 894 casos de tuberculose em 2024. Neste ano, até o dia 14 de março, foram 180.

A ampliação – mais uma conquista do governo do prefeito Capitão Nelson – foi feita durante todo o ano de 2024 e início de 2025 – com capacitações para os servidores da Atenção Básica. “Antes, fazíamos os exames em cinco unidades. No ano passado, chegamos a 35. E este ano conseguimos que todas as unidades da Atenção Básica fossem capacitadas para a realização da consulta e dos exames para a detecção da tuberculose no paciente sintomático”, explicou o secretário de Saúde, Gabriel Mello.

O combate à forma grave da doença começa com os bebês através da vacina BCG, que faz parte do calendário de rotina das unidades de saúde e é aplicada assim que os bebês nascem até os 4 anos, 11 meses e 29 dias. Quando adultos, a doença pode se manifestar de forma mais branda e até assintomática. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que o organismo dá.

Locais de tratamento – Polos sanitários Paulo Marques Rangel, no Porto do Rosa; Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto; Hélio Cruz, em Alcântara; Augusto Sena, em Rio do Ouro; Clínica da Família Dr. Zerbini, no Arsenal; e USFs Armando Leão Ferreira, Morro do Castro; David Capistrano, Itaúna; Mahatma Gandhi, Jardim Califórnia; José Bruno Neto, Boa Vista; Antonina (Cruzeiro do Sul); Água Mineral; Brasilândia; Tancredo Neves, Luiz Caçador; Luiz Carlos Prestes, Santa Catarina; Ana Nery, Gradim; Gladys Rodrigues Ramos Freitas, Santa Isabel; Marechal Cândido Rondon, Colubandê; Adolfo Lutz, Amendoeira; Coelho; Doutel de Andrade, Maria Paula; Marilea Cardoso, Jóquei; Louis Pasteur, Guaxindiba; Aníbal Porto, Monjolos; Agenor José da Silva, Jardim Catarina; Elza Borges, Santa Luzia e Roberto Silveira, Vista Alegre; sempre de segunda a sexta, das 8h às 16h. As crianças têm atendimento no Hélio Cruz e Washington Luiz nos mesmos dias e horários. 

Comments (0)
Add Comment