SAMBA, CARNAVAL SEM FILTRO

“ Dona Ivone Lara Uma joia rara. ”

Por AMAURY OLIVEIRA

O projeto de lei (PL) número 3057/2021 de autoria do ex deputado federal Chico D’Ângelo, foi aprovado na câmara federal e no senado por unanimidade e sancionada na lei número 14834 de 4 de abril de 2024, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, “ O Dia Nacional da Mulher Sambista. ”

Vai ser comemorado todos os anos no dia 13 de abril, data de nascimento da dona Ivone. Essa lei resgata e reafirma a importância das mulheres no samba.

Na infância, a também compositora do Império Serrano ouvia sambas e choros com seus familiares. Com o falecimento de sua mãe, ela foi para o colégio interno onde aprendeu hinos cívicos e canções, participando de coros regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos.

O conjunto da obra da compositora e cantora registra mais de 15 álbuns.

A canção SONHO MEU em parceria com Délcio Carvalho teve 56 milhões de visualizações nas plataformas streaming de música do planeta, no spotify.

Lara foi pioneira como mulher no samba ao participar da ala de compositores do Império Serrano. Em 1965, na comemoração dos 400 anos da fundação da cidade do Rio de Janeiro, Ivone participou com o samba enredo “Os Cinco Bailes da História do Rio.‘’

Sua escola de samba de coração a homenageou em 2012. O tema foi: “O Enredo do Meu Samba. ” Recebeu em 2016 a condecoração a Ordem do Mérito Cultural oferecida pelo governo federal.

Trabalhou até sua aposentadoria como enfermeira e assistente social.

Dona Ivone Lara pelos sambistas e reafirmado pela imprensa especializada, ganhou o batismo de Rainha e grande dama do samba.

Comments (0)
Add Comment