SAMBA & CARNAVAL SEM FILTRO

Dia internacional da Mulher do Samba & Carnaval

Começou a ser construído o dia internacional da mulher em 1909 em Nova York com a manifestação pelo direito do voto feminino.

Em 1910 na conferência das mulheres em Copenhagen foi sugerida por Clara Zetkin do partido socialista, uma data que fosse comum para todas as mulheres do mundo.

Em 1975 foi instituído pela Nações Unidas o dia Internacional das Mulheres, que passou a ser celebrada em 8 de março.

Temos que refletir nessa data sobre o papel fundamental que a mulher exerce na sustentação e preservação da nossa sociedade.

Uma população machista, homofóbica em que o feminicídio acontece a cada 6 horas.

Temos que repensar, reconstruir uma sociedade dentro de outros parâmetros com novos paradigmas sem dominador e dominada, e sem o exercício de que o outro é um objeto, buscando uma relação de companheirismo com muito aconchego e cumplicidade.

Estamos homenageando as mulheres do samba e do carnaval e em especial a ex-porta bandeira Vilma Nascimento.

Vilma começou sua trajetória no carnaval aos treze anos, e posteriormente foi para Portela de Natal. É a porta bandeira de mais relevância no carnaval carioca.

No auge da carreira era chamada de cisne da passarela. Essa Majestade do samba representa uma memória afetiva que perpassa gerações de mulheres de luta e de resistência de um Brasil de guerra e de paz.

Por Amaury Oliveira

Comments (0)
Add Comment