Por AMAURY OLIVEIRA
FAMÍLIA LEÃO PRESENTE
Recebemos na redação no Jornal Gazeta Rio esse personagem da cena política e cultural Iguaçuana – CARLINHOS FAMÍLIA.
Atual diretor social da G.R.E.S. Leão de Nova Iguaçu, Carlinhos concedeu a entrevista falando sobre o atual carnaval do Leão e os ‘’causos’’ que vivenciou ao longo da sua trajetória carnavalesca. Filho de seu Silvinho da Cuíca, fundador do Leão, o menino de calça curta começou a seguir os passos do pai nos carnavais do Leão que ainda era bloco de embalo, e que disputava com o Cacique de Ramos e Bafo da Onça nos carnavais do Rio de Janeiro.
Nos piqueniques com a participação das bandas copa 7 e Brasil show, Família aumentava o seu leque de amigos. Na convivência com Neguinho da Beija-flor na sua adolescência, Carlinhos esclareceu sobre o apelido ‘’neguinho da vala’’ que na época frequentava as certanias de Iguaçu. Para muitos, neguinho recebeu este apelido pelo fato de quando criança brincava na vala a céu aberto. Família esclareceu que o apelido recebido por Neguinho foi em função do corte de cabelo que na lateral passava levemente a navalha para abrir uma linha. Esse corte ficou popularmente conhecido como: ‘’cabelo no estilo vala’’
.
Com o falecimento de seu pai, Carlinhos se afastou da vida de sambista e foi se dedicar aos estudos. Se formou em direito, atuando na área empresarial imobiliária. Tempos depois, Carlinhos voltou a frequentar o Leão de Iguaçu nas mãos do saudoso Sérgio Cara Preta.
Em 1992, o Leão desfilou no grupo especial. Em 2010, Família sugeriu o enredo em homenagem a Neguinho da Beija-flor.
Com o enredo Zumbi, Carlinhos em 2015 exerceu o cargo de diretor de Carnaval. Para o Carnaval de 2024 com o enredo: ‘’ Festa de Preto – origem, herança e legado dos povos africanos’’.
Esse Iguaçuano católico praticante que se confunde com o símbolo do Leão da escola, que na sua religião o animal simboliza JESUS na tribo de Judá.
Família mencionou também que no pleito eleitoral do ano corrente está sendo procurado por alguns pré-candidatos de Nova Iguaçu para compor a chapa majoritária como vice. Esse Iguaçuano de coração é um grande conhecedor dos problemas da cidade e referência para os políticos sérios e progressistas.