Sergei Lavrov reiterou a posição de Moscou, sobre sua disponibilidade para voltar a participar apenas se todas as obrigações para com o lado russo forem realmente cumpridas
A Rússia retornará ao acordo de grãos do Mar Negro somente se o Ocidente cumprir suas obrigações para com Moscou, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta quinta-feira.
“Em resposta a uma pergunta do secretário-geral da ONU sobre as perspectivas de retomar a ‘iniciativa do Mar Negro’, Sergei Lavrov reiterou a posição de Moscou… sobre sua disponibilidade para voltar a participar nela apenas se todas as obrigações para com o lado russo forem realmente cumpridas”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.
Falando em uma coletiva de imprensa em Johanesburgo, ao final de uma cúpula de três dias do grupo Brics, Lavrov disse: “Por enquanto, não vemos estes sinais (de implementação do acordo de grãos)”.
Lavrov acrescentou que se reunirá com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, ainda nesta quinta-feira, para discutir o acordo.
No mês passado, Moscou se retirou do acordo, que permitia a exportação de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro, afirmando que a comunidade internacional não conseguiu garantir que a Rússia também fosse capaz de enviar as suas próprias exportações de grãos e fertilizantes sob o acordo devido aos efeitos das sanções ocidentais.
O acordo, mediado pela ONU e Turquia em julho de 2022, visava enfrentar os aumentos acentuados nos preços globais dos alimentos causados em parte pela invasão da Ucrânia pela Rússia.
A Rússia e a Ucrânia são ambos grandes exportadores de grãos.
Por Reuters