RÚSSIA SÓ RETORNARÁ AO ACORDO DE GRÃOS SE SUAS CONDIÇÕES FOREM ATENDIDAS, DIZ LAVROV AO CHEFE DA ONU

RÚSSIA SÓ RETORNARÁ AO ACORDO DE GRÃOS SE SUAS CONDIÇÕES FOREM ATENDIDAS, DIZ LAVROV AO CHEFE DA ONU

Sergei Lavrov reiterou a posição de Moscou, sobre sua disponibilidade para voltar a participar apenas se todas as obrigações para com o lado russo forem realmente cumpridas

A Rússia retornará ao acordo de grãos do Mar Negro somente se o Ocidente cumprir suas obrigações para com Moscou, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, ao secretário-geral da ONU, António Guterres, nesta quinta-feira.

“Em resposta a uma pergunta do secretário-geral da ONU sobre as perspectivas de retomar a ‘iniciativa do Mar Negro’, Sergei Lavrov reiterou a posição de Moscou… sobre sua disponibilidade para voltar a participar nela apenas se todas as obrigações para com o lado russo forem realmente cumpridas”, disse o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

Falando em uma coletiva de imprensa em Johanesburgo, ao final de uma cúpula de três dias do grupo Brics, Lavrov disse: “Por enquanto, não vemos estes sinais (de implementação do acordo de grãos)”.

Lavrov acrescentou que se reunirá com o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, ainda nesta quinta-feira, para discutir o acordo.

No mês passado, Moscou se retirou do acordo, que permitia a exportação de grãos dos portos ucranianos do Mar Negro, afirmando que a comunidade internacional não conseguiu garantir que a Rússia também fosse capaz de enviar as suas próprias exportações de grãos e fertilizantes sob o acordo devido aos efeitos das sanções ocidentais.

O acordo, mediado pela ONU e Turquia em julho de 2022, visava enfrentar os aumentos acentuados nos preços globais dos alimentos causados ​​em parte pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

A Rússia e a Ucrânia são ambos grandes exportadores de grãos.

Por Reuters

Comments (0)
Add Comment