ROUBOS DE CARGA DOBRAM EM FEVEREIRO NO RIO DE JANEIRO, APONTA ISP

Estado registrou alta nos homicídios e nos roubos de veículos e pedestres; Cláudio Castro defendeu penas mais rígidas para evitar a reincidência criminal

O Instituto de Segurança Pública (ISP) divulgou os dados sobre a criminalidade no estado do Rio de Janeiro em fevereiro de 2025. Segundo reportagem da Agência Brasil, o balanço revelou um aumento expressivo nos roubos de carga, que dobraram em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram registrados 319 casos neste ano, frente a 160 ocorrências em fevereiro de 2024, um crescimento de 99%. Além disso, também houve alta nos homicídios dolosos e nos roubos de veículos e pedestres.

Os homicídios dolosos, que envolvem intenção de matar, cresceram 2% na comparação anual, passando de 238 vítimas em fevereiro de 2024 para 243 no mesmo período de 2025. Já os roubos de veículos aumentaram 20%, com 2.435 registros neste ano contra 2.036 no ano anterior. Os roubos a pedestres também subiram, com 4.995 ocorrências, 6% a mais do que as 4.724 registradas em fevereiro de 2024.

Por outro lado, a apreensão de fuzis caiu no período analisado. Em fevereiro de 2025, a polícia retirou 59 dessas armas das mãos do crime organizado, enquanto no mesmo mês do ano passado foram 66 apreensões.

Diante dos números, o governador Cláudio Castro cobrou uma legislação mais rígida para impedir a reincidência criminal. “Estamos fazendo a nossa parte, tirando criminosos de circulação e entregando à Justiça. Mas é necessária uma legislação mais dura, que impeça a volta imediata desses bandidos às ruas”, afirmou.

Os dados do ISP são baseados nos registros feitos nas delegacias da Polícia Civil ao longo do mês de fevereiro de 2025.

Por Brasil 247

Comments (0)
Add Comment