Riotur divulgou o total de blocos com autorização preliminar para desfilar. O Centro é a região com o maior número de desfiles (128), seguido pela Zona Sul (98). O número de megablocos passou de 8 para 10 em 2024. Órgão anunciou ainda distribuição de água para foliões e pontos de hidratação. PM usará câmeras de reconhecimento facial.
Por Raoni Alves, Cristina Boeckel, g1 Rio
O carnaval de rua do Rio de Janeiro terá 453 desfiles em 2024, segundo a lista preliminar da Empresa de Turismo do Rio de Janeiro (Riotur), divulgada nesta quinta-feira (4). O número representa uma redução de três desfiles no total, na comparação com o carnaval de 2023.
Contudo, o total de megablocos que desfilam no Centro do Rio aumentou de 8 para 10. São considerados megablocos aqueles que têm mais de 100 mil foliões.
A programação dos grandes desfiles terá início no dia 20 de janeiro, três semanas antes do carnaval, com show do Carrossel de Emoções.
Além das apresentações tradicionais, como Fervo da Lud, Cordão do Bola Preta e Monobloco, as novidades desse ano são: Bloco da Gold e Bloco Chá da Alice.
“A gente espera ter 5 milhões de pessoas curtindo os blocos de rua do Rio de Janeiro”, disse Ronnie Costa, presidente da Riotur, em coletiva de imprensa.
Segundo ele, o órgão recebeu inscrição de 700 blocos interessados em desfilar. Foi feito um cadastro preliminar, mas somente 453 foram aprovados. Depois disso, eles passaram a buscar autorizações de órgãos estaduais, como Bombeiros e Polícia Militar, por exemplo.
Ronnie Costa, presidente da Riotur — Foto: Cristina Boeckel/g1 Rio
“O carnaval de rua tem uma peculiaridade de começar um mês antes do feriado de carnaval e depois pode se estender por uma semana ou duas”, explica Ronnie.
O período com a maior concentração de blocos será entre 7 e 14 de fevereiro, com 244 desfiles.
Os megablocos desfilam somente no Centro. “A partir de 100 mil já consideramos megabloco e achamos prudente levá-los, os que ultrapassaram esses números, para o circuito específico. Fica mais fácil e confortável para o foliao.”
Calendário dos megablocos:
- Carrossel de Emoções – 20/01 – Sábado (3 semanas antes do carnaval)
- Bloco Chá da Alice – 21/01 – Domingo (3 semanas antes do carnaval)
- Bloco da Gold – 27/01 – Sábado (2 semanas antes do carnaval)
- Bloco da Lexa – 28/01 – Domingo (2 semanas antes do carnaval)
- Bloco Chora Me Liga – 03/02 – Sábado (1 semanas antes do carnaval)
- Bloco da Preta – 04/02 – Domingo (1 semanas antes do carnaval)
- Cordão do Bola Preta – 10/02 – Sábado de carnaval
- Fervo da Lud – 13/02 – Terça-feira de carnaval
- Bloco da Anitta – 17/02 – Sábado pós-carnaval
- Monobloco – 18/02 – Domingo pós-carnaval
As informações com a agenda oficial de blocos e informações sobre organização estarão em um aplicativo a partir de 12 de janeiro e no site.
Agenda de blocos do carnaval de rua do Rio — Foto: Cristina Boeckel/g1 Rio
Infraestrutura e segurança
A cidade contará com 34 mil banheiros químicos, sendo que 10% das cabines são destinadas ao público PCD (pessoas com deficiência).
Os canteiros e monumentos também receberão proteção para evitar casos de vandalismo. Confira:
- 1.480 metros de grades baixas
- 600 grades altas em apoio ao VLT e ao metrô
- 20 mil metros para a proteção de canteiros de vegetação
- 20 mil metros de proteção alta para monumentos da cidade
Os principais espaços de festa terão o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
Os agentes que trabalharão na segurança pública contarão com 10 torres de observação. Os policiais militares também usarão 250 detectores de metais para ajudar a identificar objetos como armas de fogo e armas brancas.
A prefeitura não informou números, mas as câmeras de reconhecimento facial também serão usadas pela PM, como no réveillon.
Já as ações de trânsito contarão com 2,5 mil operadores de tráfego terceirizados. Alem disso, cerca de 100 desfiles contarão com a coleta seletiva da Comlurb.
Nove postos médicos, com infraestrutura completa, estarão preparados para dar suporte aos foliões. Além disso, 250 diárias de ambulâncias com UTIs serão usadas durante a festa e 1,2 mil diárias de maqueiros.
Segundo a Riotur, 15 mil vendedores ambulantes foram credenciados para trabalhar durante o carnaval. Eles receberão o kit de trabalho distribuído pela prefeitura e passarão por um curso de controle urbano.
Distribuição de água
A Riotur informou que haverá distribuição de água para os foliões e pontos de hidratação ao longo dos desfiles.
“Apesar de não ser uma obrigatoriedade, no caso dos eventos abertos, a prefeitura e o governo do estado vão ofertar água, com pontos de hidratação espalhados ao longo dos blocos. Vão ter aguadeiros da Cedae e teremos carros-pipa que vão ajudar a refrescar os foliões que vierem para curtir o Carnaval do Rio.”
Centro receberá mais blocos
O Centro da cidade será a região do Rio com o maior número de desfiles autorizados pela Prefeitura do Rio em 2024. Ao todo, serão 128 apresentações.
Fervo da Lud arrasta multidão no Centro do Rio — Foto: Fernando Maia/Riotur
A Zona Sul do Rio não ficará muito atras no quesito. A região receberá 98 desfiles oficiais, de acordo com a lista preliminar da Riotur.
Os bairros da grande Tijuca, na Zona Norte do Rio, vão receber 60 desfiles durante o período do carnaval. Os demais bairros da Zona Norte vão contar com 56 apresentações por suas ruas e avenidas.
As regiões das ilhas de Paquetá e do Governador vão ter 34 desfiles oficiais. A Riotur autorizou também 27 desfiles na região de Bangu, 12 cortejos nos bairros da Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargens.
Os foliões também vão ter 9 desfiles de diferentes blocos em Jacarepaguá, além de mais 29 desfiles nos demais bairros da Zona Oeste do Rio.
Orquestra Voadora no Aterro do Flamengo, Zona Sul do Rio — Foto: Arquivo Pessoal