RIO SUPERA PARIS COMO UMA DAS CIDADES MAIS FILMADAS NO MUNDO; MARECHAL HERMES É 3º BAIRRO PREFERIDO E JÁ VIROU ‘MARECHALWOOD’

Bairro da Zona Norte superou Centro e Flamengo como um dos mais procurados para gravar filmes, novelas, séries e comerciais.Moradores lucram cedendo casas para produções

Quem entra numa sala de cinema para assistir ao blockbuster “Godzilla e Kong: o Novo Império”, produção norte-americana dirigida por Adam Wingard, corre o risco de desviar a atenção da trama para tentar reconhecer os locais do Rio onde ocorre a batalha épica entre os personagens principais. Prédios icônicos como os da Avenida Atlântica em Copacabana, da Avenida Chile no Centro, e da pitoresca Rua Francisco Muratori em Santa Teresa, bem como os Arcos da Lapa, ganham destaque, alguns deles sendo destruídos durante o embate. Este filme, um dos maiores sucessos de bilheteria desta temporada, destaca-se entre várias outras produções nacionais e internacionais que têm escolhido o Rio como cenário.

A cidade, já a mais filmada do Brasil, também tem se destacado em produções estrangeiras, ultrapassando Paris no ano passado como um dos locais mais procurados globalmente para filmagens. De acordo com números da Rio Film Commission, órgão da Secretaria Municipal de Cultura responsável por atender produções cinematográficas no município, em 2023 foram registradas 7.885 diárias de filmagem no Rio. Para comparação, Paris teve 7.400 diárias no mesmo período. Cidades como Cidade do México e Lisboa registraram 7.876 e 1.309 diárias, respectivamente. São Paulo, a segunda cidade mais filmada do país, teve 4.895 diárias.

Ruas, praias, praças, parques e até bairros inteiros do Rio têm sido destaque nas telas, às vezes assumindo papéis de protagonismo. Um exemplo é Marechal Hermes, na Zona Norte, que figura como o terceiro bairro mais procurado para locações, ficando atrás apenas do Centro e do Flamengo. A constante atividade de filmagens levou o bairro a ser apelidado de “Marechalwood”, em uma clara homenagem a Hollywood, o epicentro do cinema americano.

Uma das ruas mais utilizadas pelas produções é a Rua Engenheiro Emílio Baumgarth, conhecida por suas casinhas antigas com muros baixos e piso de caquinho no quintal, preservando a arquitetura típica do subúrbio há mais de 50 anos. Este cenário é perfeito para filmes, novelas e séries que retratam épocas passadas, e muitos moradores já cederam suas casas para gravações. — Minha casa já foi cenário para filmes, novelas, séries e até comerciais. São tantas produções que mal consigo lembrar de todas — afirma Leonardo Pedrosa, técnico de contabilidade de 57 anos, proprietário de uma das casas mais bem preservadas da rua.

Comments (0)
Add Comment