RIO IMAGEM BAIXADA REGISTRA MAIS DE 600 ATENDIMENTOS NOS TRÊS PRIMEIROS DIAS DE FUNCIONAMENTO

Inaugurado no último sábado (8.7), o centro de diagnóstico terá capacidade de realizar mais de 40 mil exames por mês

Maior centro de diagnóstico por imagem da América Latina, o Rio Imagem Baixada, inaugurado no último dia 8 de julho, já realizou 640 atendimentos nos três primeiros dias de funcionamento. Os exames mais realizados foram o ultrassom com doppler, com 86 exames; a ultrassonografia nos músculos, para avaliar cistos, lipomas, abcessos ou tumores, com 59 exames feitos; e o ecodopplercardiograma, que avalia o tamanho das cavidades cardíacas, com 52 exames. A unidade, às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, ocupa uma área de cinco mil metros quadrados com centro cirúrgico, salas de exames de imagem e laboratório de análises clínicas e terá capacidade de realizar mais de 40 mil exames por mês.

– A capacidade estimada é o dobro do que o Rio Imagem Centro, na capital, realiza hoje, um ganho enorme para toda a região da Baixada Fluminense e arredores. Nesta unidade, contamos com os recursos tecnológicos mais sofisticados, com conforto e qualidade no atendimento para os pacientes do Sistema Único de Saúde. Salvaremos muito mais vidas com diagnósticos mais rápidos e precisos de doenças – enfatizou o secretário de Estado de Saúde, Dr. Luizinho.

No primeiro dia de atendimento, o garçom aposentado Izac Dezidério da Silva, de 78 anos, esteve no Rio Imagem Baixada para fazer o exame de ecocardiograma transesofágico, que determina como está o funcionamento do coração e suas válvulas. Morador de Nova Iguaçu, Izac explicou a importância de cuidar da saúde.

– Eu já infartei duas vezes. Hoje, frequento o cardiologista de três em três meses, por que quero muito ver os meus netos crescerem e preciso ter saúde para isso. Fui à clínica da família que fica ao lado da minha casa e peguei o encaminhamento para o exame no Rio Imagem – revelou Izac Dezidério da Silva.

Elogiando o atendimento, a dona de casa Sâmela dos Santos, de 30 anos, moradora de Nova Iguaçu, realizou os exames de sangue, ultrassom pélvico e transvaginal.

– Eu fui à clínica da família, fiz todo o planejamento familiar, quero muito fazer laqueadura. Já tenho quatro filhos e, com a minha última filha, eu tive muitos problemas no parto, quase morri. Estou com o encaminhamento para laqueadura, não posso engravidar novamente – afirmou Sâmela dos Santos.

O Rio Imagem Baixada está equipado com tecnologia de ponta e tem capacidade para realizar exames dos mais simples, como raio X, até os mais complexos, como a imuno-histoquímica para identificar tumor de mama, além de cirurgias não invasivas. Com essa variedade de exames, será possível dar celeridade ao diagnóstico de doenças como o câncer.

Rio Imagem recebeu recursos do Pacto RJ

O investimento no Rio Imagem Baixada soma mais de R$ 90 milhões para a construção do complexo de mais de 5 mil metros quadrados e a compra de equipamentos. Os recursos da obra são do programa Pacto RJ.

A unidade, gerida pela Fundação Saúde, que tem o dobro da capacidade do Rio Imagem do Centro da capital, também vai reduzir a espera por exames e procedimentos cirúrgicos menos invasivos, solicitados por postos de saúde e clínicas da família.

Dos 207.323 exames realizados pelo Rio Imagem Centro da capital no ano de 2022, cerca de 26% foram de moradores da Baixada (54.142). A região abrange 13 municípios e concentra cerca de 3,9 milhões de habitantes, 23% da população do Estado do Rio de Janeiro. Além dos pacientes da Baixada, o novo centro irá atender, prioritariamente, moradores de cidades das regiões Centro-Sul e Sul Fluminense e também da Costa Verde. O agendamento será feito pelas clínicas e postos de saúde da rede pública.

Por: Redação

Comments (0)
Add Comment