Representantes do Rio de Janeiro e de Niterói realizam, na sexta-feira (16), a primeira apresentação oficial da candidatura conjunta das cidades para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos 2031. O evento acontece em Miami, nos Estados Unidos.
A apresentação será feita a membros do Comitê Executivo da Panam Sports, formado por 18 integrantes, e deve durar vinte minutos. A comitiva brasileira é formada pelo vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, pela vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta e pelo secretário municipal de Esportes do Rio, Guilherme Schleder.
A candidatura das cidades foi confirmada pela Panam Sports no início de maio. Além de Rio e Niterói, Assunção, no Paraguai, também demonstrou interesse em receber o evento à entidade continental.
Os Jogos Pan-Americanos devem acontecer em agosto de 2031, enquanto os Jogos Pan-Americanos devem ser confirmados para o mês de setembro.
De acordo com o dossiê apresentado pelas cidades brasileiras, os esportes vão ser divididos em cinco zonas: Barra, Copacabana, Deodoro e Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, além de Niterói. Além disso, a promessa é de que todas as provas aconteçam em, no máximo, 40 minutos de distância da Vila Pan-Americana, que vai ser construída na Zona Portuária do Rio.
A previsão é de que sejam investidos cerca de R$ 3,8 bilhões para a realização do evento, com a maior parte dos recursos obtidos via iniciativa privada.