Park Albanoel foi inaugurado em 2000 e encerrou atividades em 2006; desde então, virou uma espécie de cidade-fantasma
Quem passa pela movimentada Rodovia Rio-Santos, em Coroa Grande, Itaguaí, pode notar um terreno abandonado com temática natalina: o extinto Park Albanoel, inaugurado em 2000 pelo deputado Albano Reis, que faleceu em 2004, após ser atropelado na frente do parque.
Após a morte de Albano, que era um grande entusiasta do local, o parque funcionou até 2006, mas, desde então, se tornou quase uma cidade-fantasma, com brinquedos e equipamentos deteriorados. Entre os itens abandonados estão esculturas de Papai Noel, renas, trenós e tobogãs, que antes atraíam muitos visitantes.
Rodrigo Meirelles, ex-funcionário do parque, lamenta o estado atual, dizendo que era um lugar “lindo” e “de outro mundo”. Jefferson Reis, filho de Albano, explica que o fechamento foi devido a problemas judiciais e multas relacionadas a desmatamento. Ele expressa a intenção de reabrir o parque, pedindo apoio da comunidade: “Vamos reabrir o parque, e com recursos próprios. Vamos dar a volta por cima em pouco tempo”, afirmou. O Park Albanoel ainda guarda memórias de um passado vibrante e uma esperança de renascimento.