O Rio de Janeiro se tornou palco do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Praia, que conta com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria estadual de Esporte e Lazer. A cerimônia de abertura ocorreu na segunda-feira (2), na Praia de Botafogo, na Zona Sul da capital fluminense, e foi marcada por uma celebração vibrante, com a presença de representantes de 34 países. A cerimônia de abertura iniciou com o desfile das delegações, seguido por uma apresentação da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, que trouxe a energia e o ritmo brasileiros para o evento para receber as delegações estrangeiras.
– A realização do primeiro Campeonato Mundial Universitário de Praia no Rio de Janeiro é um marco histórico que reforça nosso compromisso em promover o desporto escolar e universitário. O apoio do Governo do Estado tem sido crucial para consolidar o Rio como um centro de grandes eventos esportivos, que não apenas destacam nosso estado no cenário internacional, mas também proporcionam oportunidades de desenvolvimento e integração para os jovens atletas de todo o mundo – afirmou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Os confrontos do FISU World University Beach Sports começam nesta terça-feira, 3 de setembro, com modalidades como beach hand, beach soccer e beach volley, todas acontecendo na Praia de Botafogo, a partir das 9 horas. As competições serão transmitidas ao vivo pela FISU TV e pelo YouTube da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).
Além do Brasil, o campeonato reúne equipes de países como Alemanha, Austrália, Canadá, França, Japão, entre outros, todos competindo em um cenário deslumbrante que une esporte, natureza e cultura.