RIO DE JANEIRO FIRMA ACORDO COM ZHENGZHOU PARA CRIAÇÃO DE AEROTRÓPOLE NO GALEÃO

A Prefeitura do Rio de Janeiro e a zona econômica do Aeroporto de Zhengzhou (ZAEZ), na China, formalizaram nesta sexta-feira, no evento U20, durante a programação do G20, um acordo de cooperação para o desenvolvimento da aerotrópole do Rio de Janeiro. A parceria une a expertise da maior aerotrópole do mundo, com mais de 700 km² de área, à visão estratégica para transformar o entorno do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) em um polo de desenvolvimento urbano e econômico.

O evento contou com a presença de John Kasarda, criador do conceito de aerotrópole e responsável pela implementação de mais de 25 projetos ao redor do mundo, incluindo o de Zhengzhou. “A rápida expansão de instalações comerciais relacionadas a aeroportos está transformando esses locais em âncoras de desenvolvimento metropolitano, criando cidades-aeroportos funcionais, conectadas e vibrantes”, explicou Kasarda durante o painel sobre aerotrópoles no U20.

O Diretor-Presidente da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Gustavo Guerrante, destacou a posição geográfica privilegiada do Rio de Janeiro, com o aeroporto localizado na Ilha do Governador, próximo ao centro urbano e cercado pela Baía de Guanabara. “O Rio tem o privilégio de ter um aeroporto numa ilha integrada à cidade, o que poucas metrópoles possuem. Isso oferece uma oportunidade única de aumentar a eficiência, melhorar a conectividade e agregar valor à região, aproveitando a experiência bem-sucedida de Zhengzhou como referência”, afirmou Guerrante.

Comments (0)
Add Comment