Objetivo do programa é revitalizar as lagoas da cidade
O Programa Lagoa Viva, conduzido pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Biotec Maricá, alcançou resultados notáveis através da aplicação de bioinsumos em 14 pontos estratégicos. Os canais da cidade que desembocam em Araçatiba e as Orlas Marine e Zé Garoto estão incluídos na programação.
Tratando-se de uma iniciativa inovadora, o Lagoa Viva se destaca pelo uso de micro-organismos eficientes, diferenciando-se dos métodos tradicionais que empregam produtos químicos para revitalização. O superintendente da Biotec, Leonardo Lopes, destaca a eficácia dos micro-organismos na degradação da matéria orgânica, resultando na melhoria da qualidade da água no município. A abordagem biológica se estende a 11 pontos de canais e três locais nas Orlas Marine e Zé Garoto, garantindo homogeneidade e eficiência ao tratamento.
O dosador Wescley Santiago, responsável pelas aplicações, observa a crescente compreensão da população sobre os objetivos do Lagoa Viva, proporcionando uma interação mais esclarecedora e satisfatória.