REPRESENTANTES DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DO RIO VISITAM O CENTRO DE INTELIGÊNCIA EM SAÚDE

Encontro contou com participação da secretaria de Estado de Saúde, Claudia Mello, e de técnicos da pasta

A Defensora Geral do Estado do Rio de Janeiro, Patricia Cardoso, e representantes da Comissão de Saúde do órgão estiveram no Centro de Inteligência em Saúde (CIS-RJ) na quinta-feira para acompanhar, de forma detalhada, a atuação dos técnicos da Central de Regulação, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS) e do SAMU Capital.

Cláudia Mello, secretária de Estado de Saúde, esteve presente e falou com os defensores sobre a criação do CIS para auxílio na tomada de decisão em medidas emergenciais.

“Essa troca é fundamental para que as medidas adotadas pela Defensoria sejam seguidas no menor tempo possível. Apresentamos a expansão tecnológica e de monitoramento que tivemos recentemente e o quanto essa modernização contribui para que possamos agir de forma mais eficaz e célere, seja na regulação de um paciente, um desastre ou numa epidemia, por exemplo”, disse a secretária.

A Defensora Geral do Estado, Patricia Cardoso, destacou o campus tecnológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

“O nível de eficiência e tecnologia é impressionante. Mas pudemos observar a atuação das pessoas, que não são um número. Esse papel regulatório é muito importante para qualificar o nosso trabalho, que é o atendimento da Defensoria à população”, afirmou.

Thaísa Guerreiro, coordenadora do Núcleo de Saúde da Defensoria, destacou que o encontro tem como finalidade qualificar a atuação dos defensores com base em informações ainda mais precisas.

“A compreensão de como a Secretaria trabalha os dados e monitora a prestação do serviço à população é fundamental para que os defensores atuem de modo consentâneo com a organização do SUS. O objetivo é que não haja interferência, ou quando houver essa necessidade, que seja de maneira qualificada, com base nos dados, nas informações e em diálogo com a secretaria”, destacou Guerreiro.

Comments (0)
Add Comment