REIS DO CIGARRO: EM MEGAOPERAÇÃO, PF APREENDE CARROS DE LUXO E R$ 5 MI

Operação Ressaca combate contrabando e comércio ilegal de cigarros

Na quarta-feira (16/10), foi deflagrada a Operação Ressaca, com foco em desarticular um esquema de contrabando de cigarros, lavagem de dinheiro e associação criminosa. A ação é conduzida pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Receita Federal nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.
Participam 90 policiais federais, 10 rodoviários e 12 auditores e analistas tributários. Foram expedidos quatro mandados de prisão e 21 de busca e apreensão pela 2ª Vara Federal Criminal de Vitória, com operações em Vila Velha, Cariacica, Ecoporanga (ES), Belo Horizonte, Lagoa Santa, Cássia e Getulina.
A PF afirmou que a operação visa responsabilizar e descapitalizar o grupo, apreendendo bens e desmantelando uma rede de distribuição de cigarros contrabandeados. As investigações ligam os suspeitos a uma fábrica clandestina descoberta em agosto de 2023, na Serra (ES), onde foram encontrados maquinários, tabaco e 4 mil caixas de cigarros.
Na ação, foram realizadas quatro prisões preventivas e duas em flagrante. Também foram apreendidos mais de R$ 5 milhões, veículos de luxo, armas e 65 caixas de cigarros de marcas proibidas, como Gift e San Marino.
Os investigados responderão por contrabando, lavagem de dinheiro e posse ilegal de arma, podendo ser condenados a até 22 anos de prisão. Segundo apurações anteriores, essas organizações também utilizam trabalho escravo em fábricas clandestinas, elevando o risco à saúde pública.

Comments (0)
Add Comment