REFORMA TRIBUTÁRIA AUTORIZA TRÊS ESTADOS ‘AGRO’ A CRIAR IMPOSTO SOBRE PRODUÇÃO

Na Câmara, uma emenda permitiu que os estados criem um tributo para valer até 2043

Três dos dez estados com maior produção agropecuária do Brasil poderão criar um imposto sobre o agronegócio que vai durar 20 anos. É o que está previsto na reforma tributária aprovada pela Câmara dos Deputados. Senadores ainda precisam aprovar o texto.

Na Câmara, uma emenda permitiu que os estados criem um tributo para valer até 2043, sobre produtos primários e semielaborados. Minério de ferro, petróleo e alimentos, por exemplo.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Mato Grosso respondeu por 16,6% do valor bruto da produção agropecuária brasileira até maio de 2023; Goiás, 8,3%, e Santa Catarina, 4,1%. Para a criação do imposto, governos dos três estados devem comprovar que têm fundos de investimento em infraestrutura e habitação em vigor em 30 de abril de 2023.

A abertura desse novo corredor de investimentos e cooperação entre Venezuela e China promete trazer benefícios mútuos e fortalecer ainda mais os laços entre os dois países, impulsionando o desenvolvimento econômico e a cooperação bilateral.

Por 247

Comments (0)
Add Comment