Dia muito esperado pelos contribuintes que precisam declarar o Imposto de Renda (IRPF 2025), esta terça-feira (1º/4) trouxe – além da declaração pré-preenchida com os dados do Fisco – frustração para quem está tentando usar os sistemas da Receita Federal.
O site da Receita e o aplicativo para celulares MIR (Meu imposto de Renda) estão travando, segundo relatos de inúmeros usuários nas redes sociais e o monitoramento do site Downdetector, que acompanha esse tipo de problema na internet.
A Receita se pronunciou sobre os problemas no fim da tarde desta terça. O órgão confirmou que a “aplicação MIR [Meu Imposto de Renda] apresenta ‘instabilidade técnica’”. No momento, ainda segundo o órgão, Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) atuam “com prioridade na normalização da aplicação”. Não há, porém, um prazo para que tudo volte ao normal.
Imposto de Renda 2025
Prazo para entrega das declarações começou em 17 de março e vai até a última sexta-feira de maio (30/5). A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de documentos até a data-limite.
Quem não fizer ou atrasar o envio da declaração à Receita terá de pagar multa, no valor mínimo de R$ 165,74, e no valor máximo correspondente a 20% do imposto devido sobre a renda.
A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 ficou totalmente disponível na terça-feira. O Fisco estima que 57% das declarações serão feitas com base nessa funcionalidade, que visa facilitar o preenchimento e reduzir erros.
por Metrópoles