Cerca de 5,6 milhões de pessoas receberão um total de R$ 9,5 bilhões; por causa das enchentes, gaúchos têm prioridade
A Receita Federal paga nesta 6ª feira (31.mai.2024) o 1º dos 5 lotes de restituição do IR (Imposto de Renda). Ao todo, 5.562.065 de pessoas receberão um total de R$ 9,5 bilhões. O prazo para a entrega se encerra às 23h59min.
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) informada na declaração do Imposto de Renda. Segundo a Receita, “não há uma hora fixa” para o crédito e o valor será depositado ao longo do dia.
A princípio, receberão os pagadores de impostos que tenham prioridade no reembolso. Por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, gaúchos foram incluídos na lista.
Eis a ordem de prioridade:
idosos com 80 anos ou mais;
idosos de 60 a 79 anos; pessoas com deficiência; e portadores de moléstia grave;
pagadores de impostos cuja maior fonte de renda seja o magistério;
aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e/ou optarem por receber a restituição por Pix.
demais declarantes.
O valor da restituição é atualizado pela Selic (taxa básica de juros). Para o cálculo, é considerado o acumulado a partir do mês seguinte ao do prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Leia o calendário de restituição:
A consulta de quem vai receber poder ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. Também é possível fazer a consulta pelo aplicativo da Receita Federal, em tablets e smartphones.
Caso seja prioritário e não esteja nessa 1ª lista, é preciso entrar no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e tirar o extrato da declaração. Se houver pendência, é necessário enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.