Retorno da linha foi celebrado no Largo das Neves com a presença de moradores e autoridades
O ramal Paula Mattos do bonde de Santa Teresa foi reinaugurado no início da tarde desta sexta-feira (10). O retorno foi celebrado pelos moradores do bairro, na Região Central do Rio, que reivindicavam a operação do trecho há treze anos. O ato de inauguração foi no Largo das Neves, onde o governador Cláudio Castro chegou por meio do veículo.
O presidente da Associação de Moradores de Santa Teresa, Paulo Saad, se disse “sem palavras” com o retorno da linha, mas ressaltou que são necessários mais veículos para atender os moradores e o turismo. “A situação de transporte aqui no bairro é precária. O bonde sempre foi a saída. O modal que mais cresce em Santa Teresa é o modal à pé, e o bonde promete uma mudança nisso, mas as reivindicações continuam. Precisamos de mais veículos”, explica.
A Central Logística, responsável pelo modal, tem em funcionamento, atualmente, cinco bondes. Outros três veículos estão em processo de manutenção. O presidente da central, Fabrício Abílio, afirma que a capacidade máxima do sistema é de quatorze veículos. O gestor promete que o sistema será entregue ao bairro totalmente revitalizado e funcionando plenamente até o fim de 2026.
“Até maio, vamos reinaugurar a linha Silvestre, e no meio do ano, vamos fazer a licitação de compra de mais seis bondes. O fornecedor demora quatro meses para entregar o primeiro veículo, e em seguida as entregas são de mês em mês”, adianta Fabrício Abílio.
O ramal Paula Mattos estava sem funcionar desde o acidente com um veículo sem freios do dia 27 de agosto de 2011, que matou seis pessoas e feriu 57 na Rua Joaquim Murtinho, em Santa Teresa.