Fórum reuniu profissionais de saúde, assistência social e segurança
O crescente problema do uso inadequado das redes sociais, que muitas vezes resulta em consequências trágicas, como o caso da estudante Jéssica Vitória Canedo, foi assunto do I Fórum de Saúde Mental, em Queimados, na segunda-feira (29). Sob o tema “Cyberbullying: o uso inadequado das ferramentas das redes sociais”, o evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde reuniu profissionais de diversas áreas, incluindo saúde, assistência social e segurança, além da sociedade civil, no cineteatro do Centro de Artes e Esportes Unificados, para debater estratégias e buscar soluções para este problema.
O fórum serviu como plataforma para discutir os desafios enfrentados pela sociedade em relação ao uso abusivo das redes sociais. Durante o evento, foram discutidos tópicos, incluindo a conscientização da população sobre os perigos do cyberbullying, a importância da educação digital, o papel dos pais, das autoridades e instituições na promoção de um ambiente online mais seguro.
Dados do Instituto Ipsos, revelam que o Brasil é o segundo país do mundo que mais registra casos de cyberbullying, atrás apenas da Índia. Uma pesquisa do IBGE aponta que, um em cada dez estudantes sofre esse tipo de agressão online. Recentemente, o Governo Federal sancionou a Lei 14.811, incluindo os crimes de bullying e cyberbullying no Código Penal. A secretária da Pasta, Marcelle Nayda, explica que a ideia de realizar o fórum surgiu após o trágico episódio envolvendo a jovem Jéssica Vitória, vítima de notícias falsas nas redes sociais, resultando em sua morte,