Prof. Eder Rodrigues
Poderia começar convidando vocês para a leitura do arrebatador Capítulo 6 de A VIA para o futuro da humanidade – obra seminal do filósofo e pensador francês Edgar Morin.
Tomaríamos conhecimento, desse modo, do criminoso tratamento histórico, bárbaro e cruel, com que os “civilizados” têm promovido o aniquilamento cultural e físico da humanidade nativa.
Povos indígenas, como o alacalufe (da Terra do Fogo), o cree (do Canadá) e os nossos, como tantos outros, foram desintegrados e dizimados, a pretexto de “projetos de integração” à sociedade de seus assassinos!
Mas, nestes tempos trágicos de genocídio, o que eu queria mesmo é convidar vocês para ir ao cinema comigo, para assistirmos a uma obra prima de Martin Scorsese: Assassinos da Lua das Flores…
Veríamos, então, um triste exemplo de como os “capitalistas” norte-americanos se sofisticaram nos métodos de aniquilamento dos primitivos habitantes da terra que deveria ser a da liberdade!
O genial cineasta, em impressionante modelo de fidelidade à História e à Verdade, expõe cruamente o drama da tribo Osage, destruída, física e culturalmente, após a descoberta de petróleo em suas terras.
De quebra, tomaríamos contato com um momento raro da carreira de um dos maiores cineastas do mundo, oferecendo-nos, sem dúvida nenhuma, o ponto alto de sua magnífica obra autoral!
Por fim, teríamos farta matéria de reflexão, para atingirmos a consciência de que a omissão diante do processo contínuo e crescente de massacre dos nossos irmãos indígenas equivale a cumplicidade pura e simples!…
ederrodrigues@uol.com.br