QUAEST: TRAMONTE LIDERA COM 28% EM BH; FUAD NOMAN E BRUNO ENGLER DISPUTAM SEGUNDO LUGAR

Pesquisa Quaest revela cenário indefinido no segundo lugar para a Prefeitura de Belo Horizonte

Nova pesquisa eleitoral, realizada pela Quaest e divulgada nesta quarta-feira (18) pelo g1, mostra Mauro Tramonte (Republicanos) à frente na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte, com 28% das intenções de voto. O levantamento, encomendado pela TV Globo, foi conduzido entre os dias 15 e 17 de setembro, ouvindo 1.002 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos, o que mantém o cenário de disputa ainda aberto, especialmente no segundo lugar, onde Fuad Noman (PSD), com 20%, e Bruno Engler (PL), com 18%, estão tecnicamente empatados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

De acordo com o levantamento, Tramonte oscilou um ponto para mais em relação à pesquisa anterior, realizada entre os dias 8 e 10 de setembro, quando registrava 27%. O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, manteve o mesmo percentual, enquanto Bruno Engler cresceu dois pontos percentuais, saltando de 16% para 18%. Essa leve oscilação reforça o cenário de incerteza sobre quem irá avançar para um possível segundo turno ao lado de Tramonte.

A disputa entre Noman e Engler é um dos principais focos da campanha eleitoral neste momento. A polarização entre os dois candidatos, que representam forças políticas distintas, coloca a administração atual e a oposição em rota de colisão direta.

Além dos três principais candidatos, a pesquisa apontou que Duda Salabert (PDT) aparece com 10% das intenções de voto, seguida por Rogério Correia (PT), com 5%, e Carlos Viana (Podemos), que tem 3%. Outros nomes, como Gabriel (MDB) com 2%, Wanderson Rocha (PSTU), Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO), não ultrapassam 1% de intenção de voto. O índice de indecisos é de 7%, o mesmo percentual dos que afirmaram que votarão branco ou nulo ou que não comparecerão às urnas.

O peso dos indecisos

Com 7% dos eleitores ainda indecisos, a fase final da campanha promete ser decisiva. Esse grupo de eleitores pode redefinir o cenário nas próximas semanas, favorecendo tanto os candidatos que estão mais próximos de um segundo turno quanto aqueles que buscam crescer nas últimas semanas de campanha.

Segundo turno

Tramonte também lidera nas projeções de segundo turno. Contra Noman, ele venceria por 46% a 37%. Contra Engler, Tramonte venceria por 55% a 26%. Já contra Duda Salabert, ele teria 61% contra 19%. Diante de Rogério Correia, o ‘placar’ seria de 61% a 17%. Contra Carlos Viana, venceria por 56% a 15%.

Por247

Comments (0)
Add Comment