Projetos que incentivam o conhecimento em matemática em pré-escolas, desenvolvidos em escolas públicas, poderão receber até R$ 80 mil. Para isso, basta se inscreverem no edital inédito de Letramento Matemático na Pré-escola, lançado na terça-feira (6) pelo Itaú Social, com o apoio da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).
As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de junho pela internet, na Plataforma de Editais da Fundação Itaú.
Podem participar tanto profissionais da educação, como professores, coordenadores e gestores de escolas públicas, quanto organizações da sociedade civil, centros de pesquisa e universidades. Também podem se inscrever professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e licenciatura, além de iniciativas de extensão e projetos de iniciação científica voltados ao letramento matemático na pré-escola.
O edital prevê duas modalidades. Uma delas é a Reconhecimento, voltada para projetos que já promovem práticas de letramento matemático na pré-escola da rede pública. Os selecionados nessa categoria receberão até R$ 10 mil. A intenção é que esses projetos inspirem outras ações nessa etapa de ensino. Eles farão parte de uma coletânea e poderão integrar uma trilha formativa da Escola da Fundação Itaú, que oferece formação gratuita.
Os resultados serão anunciados na Plataforma de Editais da Fundação Itaú em setembro.