O Estado do Rio poderá instituir o Programa Banco de Sangue Itinerante (Hemóvel), que será realizado através de um ônibus móvel, com serviço itinerante para coleta de sangue. É o que propõe o Projeto de Lei 1.934/23, de autoria do deputado Munir Neto (PSD), aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em primeira discussão nesta quinta-feira (15). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.
De acordo com a proposta, o Hemóvel deverá estar equipado com todos os materiais e equipamentos necessários para a coleta de sangue de forma segura e eficiente
A coleta de sangue poderá ser previamente agendada por telefone, aplicativo ou site, facilitando o acesso e o monitoramento da demanda, de forma a evitar aglomerações. O Poder Executivo também poderá firmar parcerias com hemocentros, hospitais e clínicas especializadas para a destinação adequada do sangue coletado, de acordo com as necessidades de cada instituição. Caso seja aprovada, a norma deverá ser regulamentada pelo Poder Executivo.