PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA ATUA NAS 34 UNIDADES DE ENSINO DE JAPERI

Com orientações de promoção, prevenção e atenção à saúde, alunos de todos os segmentos são atendidos

A Prefeitura de Japeri, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semus) e de Educação (Semed), desenvolvem nas 34 unidades de ensino da cidade o Programa Saúde na Escola (PSE). O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, enfrentando ainda as vulnerabilidades que podem comprometer o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens da rede pública de ensino.

Os alunos da Escola Municipal Santa Terezinha, em Engenheiro Pedreira receberam a ação no dia 19 de março.  

Segundo a secretária de Educação, Caroline Ontiveros, o PSE tem uma importância singular na formação dos alunos e já faz parte do calendário escolar. “Ele orienta e promove a interlocução entre pais e responsáveis com as crianças, que levam para casa os ensinamentos de ações preventivas. Ocorre ainda a atualização da caderneta vacinal e palestras de odontopediatria, nutricionista, educadores físicos e de outros profissionais importantes para o desenvolvimento dos nossos alunos e da construção da consciência cidadã”, disse a gestora.  

Palestras e orientações lúdicas e de acordo com a faixa etária dos alunos 

Entre exercícios de matemática e português nos quadros das salas de aula, os alunos recebem também as informações e orientações do Programa Saúde na Escola.

O PSE atua em treze eixos temáticos pactuados com a esfera federal que vão desde saúde ambiental, promoção de atividade física, alimentação saudável; da cultura de paz e direitos humanos; e prevenção da obesidade, das violências e dos acidentes, de doenças negligenciadas, de uso de álcool, tabaco e outras drogas, da covid-19, do HIV/IST; e verificação da situação vacinal,  saúde sexual e reprodutiva, bucal, auditiva, ocular até a realização de roda de conversa com profissionais de nutrição, enfermagem, educação física e odontopediatra. 

As unidades de ensino Dario Lins, Pedra Lisa e Belo Horizonte também receberam as ações do PSE no mês de março.

Comments (0)
Add Comment