A Águas do Rio está promovendo o programa “De Olho no Óleo” para conscientizar sobre o descarte correto de óleo de cozinha, lançado recentemente no Leste Fluminense durante o Mês do Meio Ambiente. A iniciativa visa evitar que o óleo seja descartado na pia, ralo ou vaso sanitário, o que pode causar entupimentos nas redes coletoras de esgoto, além de problemas ambientais e de saúde pública.
Coletores estão sendo distribuídos em escolas de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá, além de lojas da empresa, para incentivar a comunidade a participar. Mais de três mil estudantes são esperados para se engajar nessa ação sustentável, trocando dois litros de óleo usado por um frasco de detergente nos pontos de coleta. Todo óleo arrecadado será encaminhado para uma cooperativa licenciada, que o transforma em biocombustível ou sabão.
Malcom Bispo, gerente de Operações da Águas do Rio, alerta para os problemas causados pelo descarte inadequado do óleo, enfatizando os riscos de entupimento das redes e contaminação ambiental. Além da coleta, a empresa realizará palestras em escolas públicas para educar os alunos sobre práticas ambientais responsáveis.
O programa já está presente em diversas cidades, incluindo Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu e Queimados. Os interessados podem depositar o óleo usado nos coletores das lojas das Águas do Rio listadas abaixo, durante os dias úteis das 8h às 17h.